quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Associação Rádio Comunitária Açailândia – ARCA FM lança a campanha Conheça e Contribua um pouco mais!



Alô, amigos e amigos da ARCA
 Está no ar, a nossa campanha Conheça e Contribua um pouco mais!

Você sabia que a ARCA...Em seus 14 anos de existência forma cidadãos e cidadãs, profissionais militantes, defensores dos direitos humanos em qualquer área que venham a atuar. São mais de 597 adolescentes e jovens qualificados para trabalhar em outras rádios ou em quaisquer meios de comunicação e atualmente temos 30 adolescentes e jovens atuando voluntariamente na ARCA FM 87,9.

Lembramos a todos e todas que...

1. A Associação Rádio Comunitária Açailândia foi fundada em 27 de abril de 1998, na cidade de Açailândia.  Uma emissora de gestão comunitária, sem fins lucrativos de direito privado, duração indeterminada, caráter cultural e social, composta por n° ilimitado de pessoas e entidades associadas, especialmente o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran.

  A rádio surgiu da necessidade de se ter em nosso município um veículo de comunicação que pudesse falar para povo as informações que não eram transmitidas pelo canais de comunicação existentes.  A proposta foi criar um meio de comunicação que ajudasse a população a ser protagonistas de sua própria história.

    Em 2001 intensificamos com formações sobre comunicação e cidadania.
.   Sempre com uma programação diversificada e muita informação, geramos um desconforto aos outros canais de comunicação. Então a ARCA foi lacrada/fechada pela ANATEL quatro vezes devido às denúncias.
    Não foi o suficiente para calar a voz da Arca-FM. Após a quarta vez que fomos fechados decidimos esperar a autorização. Então para continuar com o nosso projeto de comunicação realizamos vários projetos para segurar a relação com os voluntários da ARCA.

Mudamos do centro da cidade para a Vila Ildemar por que...

      Em 2004, por motivos políticos e de rejeição da grande mídia local pelo trabalho social que vínhamos fazendo, ganhando a atenção e respeito da comunidade, nosso processo de legalização teve que ser deslocado para a Vila Ildemar.

    Ainda em 2004 realizamos o curso de Locução de Apresentação ministrado pelo Senac- Serviço nacional de aprendizagem Comercial, em parceria  com a  DRT/MA e Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, onde 28 jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a comunicação, e ao final receber certificado  e o registro na carteira de trabalho como radialista e apresentador.

     Em fevereiro de 2005, o CDVDHCB fez a compra de um terreno na Vila Ildemar, tendo como objetivo a construção da sede da ARCA FM.

  A rádio foi construída por diversas etapas realizadas pelos voluntários e voluntárias como a limpeza do local, doações de cimentos e tijolos para a construção do muro,  um ano depois fizemos a construção de toda a base estrutural do prédio; um ano mais tarde fizemos o levantamento de todas as paredes laterais e internas deixando o prédio no ponto de recebimento de madeira; em 2008 realizamos a venda de uma parte do terreno, dividindo ao meio e com o dinheiro da venda realizamos a construção de todo o telhado da emissora ficando  assim a parte de acabamentos a ser realizada; já em 2009 com um sobre de recursos de um pequeno projeto local, realizamos a instalação elétrica da rádio. 

    Criamos o Projeto Rádio Oficina que tinha objetivo de levar oficinas de Comunicação aos jovens que não tinham acesso a comunicação.

   Como a Rádio ainda estava fora do ar, em 2006  resolvemos dar continuidade ao projeto Rádio Oficina, então fizemos um projeto e encaminhamos para o Departamento de Comunicação da VALE. Então realizamos o curso em oito cidades de nosso Estado.Voltadas para adolescentes e jovens interessados na área da Comunicação Comunitária.

Porque precisamos de sua doação em dinheiro e ou material?

   A ARCA foi contemplada com o Prêmio Mídia Livre do Ministério da Cultura, no valor R$ 40.000,00 pela iniciativa de comunicação livre no Maranhão. O recurso foi investido no acabamento interno da emissora e compra de equipamentos para o estúdio, além de outras formações.Porém não foi o suficiente para concluirmos a estrutura da ARCA.

 Hoje desfrutamos de uma estrutura que nos honra pela luta para sua construção , porém ainda inacabada. Faz se necessário forrar estúdio, colocar cerâmica na recepção, cozinha e principalmente no salão de formação, também falta ainda a refrigeração, a pintura. A ARCA não tem identificação se quer na frente ainda, requer revestimento da parede com massa corrida, pintura de qualidade e identificação via Placa ou Painel. Gastos fixos e além disso necessita de revisão constante de equipamentos.  

  O que já temos muito nos orgulha, por ser uma estrutura, independente, saudável, popular construída a custa de nosso trabalho, voluntários/as, parceiros/as e amigos/as.  Foi uma construção coletiva para beneficiar a comunidade da Vila Ildemar.  Por definições da ANATEL temos alcance somente naquela área.  A ARCA mantém-se continuamente via ajuda de custos nos apoios culturais e contribuição dos associados/as. Essas contribuições são destinadas as despesas fixas como energia, telefone, água, material de limpeza,material de escritório e o  salário da secretaria executiva...

Conheça os resultados que justificam a importância da ARCA e o apoio de todos/as:
·         Projetos realizados foram :
1.      Projeto comunicar para Libertar: Produção de Spots preventivos sobre Trabalho Escravo em Açailândia. Financiado pelo Programa Escravo Nem Pensar / Repórter Brasil – 2010
2.      Produção de Radio Novela para o Projeto Escravo Nem Pensar
3.      Prêmio do Ministério da Cultura no valor de R$ 40.000,00 pelos resultados obtidos com o Projeto Radio Oficina em várias cidades do Maranhão – 2010. A rádio oficinas foram financiadas pela VALE via o Departamento de Comunicação.  
4.      Projeto Ponto de Cultura - Jornalismo Investigativo, Web designer, Edição e Gravação de Video, Redação e Diagramação de Jornal. Encontro de comunicadores de vários seguimentos e a sociedade em geral como alunos de escolas públicas e lideranças sociais, debatendo a comunicação como transformação social diante das inúmeras violações aos direitos humanos no espaço midiático. Projeto este realizado em parceria com a Paróquia São João e CDVDHCB, recebemos o apoio da Viação São Francisco com a doação dos vales transportes para alunos/as.
5.      Aniversários da ARCA com apresentações culturais, sorteios e interatividade com a comunidade da Vila Ildemar.
6.      Reunião interativa para avaliação e planejamento das ações, rearticuladas para todos os sábados.
7.      SEMINÁRIO COMUNICAR PARA RESGATAR NOSSA CULTURA – 2010
8.      SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS PARA O TRABALHO ESCRAVO - 2012 

·         Beneficiadas 597 adolescentes e jovens.
1.      30 pessoas – Voluntariado na ARCA  - formação continua com pessoas voluntárias
2.      28 pessoas – Curso Locução e Apresentação ( Açailândia – CDVDH/ SENAC/M.TE em 2004)
3.      25 pessoas - Curso Entendo a Mídia ( 2 etapas em Açailândia - Repórter Brasil em 2006).
4.      06 pessoas - Curso de Edição de Vídeo (Açailândia – CDVDH em 2006)
5.      25 pessoas - Curso Radio Oficina ( Assentamento Califórnia – CDVDH em 2006)
6.      25 pessoas - Curso Radio Oficina (Bom Jesus das Selvas – CDVDH em 2006)
7.      27 pessoas – Curso Radio Oficina ( Açailandia – CDVDH em 2007)
8.      28 pessoas - Curso Radio Oficina ( Bairro Piquiá Açailandia em 2009 )
9.      28 pessoas - Curso Radio Oficina ( São Francisco do Brejão em 2008)
10.  23 pessoas - Curso Radio Oficina ( Cidelândia em 2008)
11.  30 pessoas - Curso Radio Oficina ( Alto Alegre do Pindaré em 2010 )
12.  30 pessoas - Curso Radio Oficina ( Arame  em 2010 )
13.  25 pessoas - Curso Radio Oficina (Assentamento Nova Conquista – CDVDH em 2008)
14.  30 pessoas - Curso Radio Oficina (Vila Nova dos Martírios  em 2009 )
15.  25 pessoas - Curso Locução e Apresentação – II ( Açailandia em 2010)
16.  30 pessoas – Cursos do Ponto de Cultura: Jornalismo Investigativo, Web designer, Edição e Gravação de Video, Redação e Diagramação de Jornal.
17.  60 pessoas – Seminário Comunicar para resgatar nossa cultura (Açailândia em 2010)
18.  28 pessoas - Curso Comunicação Comunitária: Locução, Apresentação e Sonoplastia -2012
19.  64 pessoas – Seminário Comunicação Comunitária contra o Tráfico de Pessoas para o Trabalho Escravo (Açailândia em 2012)

Ocorreram outras formações e ações, porém estas expressam parte da atuação ARCA. Estamos elaborando novos projetos para análise de financiadores, com previsões para 2013.
 

Atuamos com muitos adolescentes, portanto necessitamos de maior participação sua para nos ajudar a orientar, acompanhar socialmente o desenvolvimentos dos meninos e meninas voluntários da ARCA. Visite um pouco mais, conheçam nossos voluntários, interessem-se em saber quais as principais dificuldades e desafios que enfrentam, ofereça –se para ajudar. Muitas vezes uma palavra amiga transforma uma vida....




Então, amigos e amigas da ARCA, você éstá sendo convidado a fazer mais parte ainda dessa familia de comunicação comunitária, associando-se, sendo voluntário e também doando alguma contribuição social para a ARCA no valor que poderes, buscando fechar algum apoio cultural(comercial), podemos repassar 20% do valor recebido para você!

Participe de nossas reuniões sempre aos sábados com início as 17:00horas

Associe-se a rádio ARCA, teremos assembléia no dia 08 de dezembro, com inicio ás 16:00 horas na sede da ARCA próximo a praça do Patizal. Contribua um pouco mais com a ARCA, caso queira associar-se compareça na assembléia e encaminhe uma carta de manifestação de interesse, ou informe-nos via e-mails:

99-3538-8829 falar com Eliane
99-3538-2383 falar com Brígida

Açailândia-MA
2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.