quarta-feira, 26 de junho de 2019

Secretaria de Educação leva para praças projeto de incentivo à leitura com a participação das escolas municipais.


“O projeto já existe em Açailândia desde 2013 e a cada ano vem ganhando maiores proporções, auxiliando as escolas do município, aprimorando o papel de formadoras, construindo leitores de forma espontânea”. 

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico, Casa do Professor, deu início no dia 18 de junho, à temporada de incentivo à leitura em praças públicas com a participação de alunos de escolas da rede municipal de ensino. 

O projeto de incentivo à leitura é uma iniciativa e preocupação da Secretaria de Educação através da Casa do Professor no tocante a questão da leitura nas escolas municipais e tem como público alvo alunos da educação infantil, ensino fundamental. 

Tem como objetivo estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno contemporâneo ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores, despertando o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos e com maior facilidade de interpretação, além da motivação como paixão à leitura. 

O projeto vem com o tema: “Walt Disney: Meu Mundo Encantado” por ser um tema que faz parte do universo literário das crianças, um tema bem familiarizado por todos, sem contar com a disponibilidade do acervo existente nas escolas e fora delas. O projeto já existe em Açailândia desde 2013 e a cada ano vem ganhando maiores proporções, auxiliando as escolas do município, aprimorando o papel de formadoras, construindo leitores de forma espontânea. 


De acordo com a professora Zeila Ferradaz, incentivadora do evento, o projeto está sendo desenvolvido em oito polos. O primeiro a participar do certame foi o polo da Vila São Francisco, incluindo as escolas Aldebarã, Telefre Sampaio e Jesus de Nazaré com as atividades executadas na Praça Santo Antonio no dia18 de junho.

 No segundo polo do bairro Laranjeiras, participaram da culminância no dia 19/06, as escolas Simone Macieira, Professora Margarida, São Lourenço, Ivanete Macedo e Pequeno Príncipe com os alunos executando as mesmas atividades com base no mesmo tema.

 Já na manhã desta terça-feira, 25, as atividades foram concentradas na Praça do Pioneiro. No logradouro público alunos viajaram no mundo encantado de Walt Disney, participando de leitura de textos, recitais, musicais, além de apresentações teatrais com temáticas voltadas para o mundo infantil e encantado de Walt Disney, a exemplo de Branca de Branca de Neve, Cinderela e a Bela e a Fera, entre outras. 

A organização do evento se preocupou bastante com escolha do acervo bibliográfico, gênero a ser trabalhado, material, formação pedagógica com os envolvidos, confecção dos materiais que serão utilizados, desenvolvimento do projeto e culminância dos trabalhos nas praças da cidade. 

A Culminância do Projeto nas praças segue no dia 26 no polo do bairro Jacu, (Praça da Bíblia), 27 no Pequia, (praça Massaranduba), 28 na Vila Ildemar, (Praça do Patizal), 03/07 na Vila Capelozza, (Praça Nossa Senhora de Fátima) e o encerramento no dia 04/07 no Jardim de Alah, (Praça Maria Alves). “Este evento já está na 7ª. Edição e a cada ano os alunos vêm ganhando gosto significativo pela leitura. 


Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar para que tenhamos êxito no projeto e possamos alcançar nossos objetivos de formar leitores nas escolas da Rede”, Ressaltou a professora Zeila Ferradaz, destacando a importância do projeto e agradecendo à equipe pedagógica da SEMED, ao prefeito Juscelino Oliveira e à Secretária de Educação Maysa Vieira, bem como a todos que fazem parte da Casa do Professor. 










ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.