quinta-feira, 18 de julho de 2019

Secretaria de Meio Ambiente recebe equipe do Instituto Chico Mendes para discutir Plano de Educação Ambiental nas escolas




“Além de Açailândia, a equipe gestora da Reserva Biológica do Gurupi (MA) está realizando um ciclo de reuniões para elaboração do Plano de Educação Ambiental da Unidade de Conservação em outros territórios”.

A Prefeitura de Açailândia, através do Secretário de Meio Ambiente, Sininger Vidal, acompanhado de representantes da Secretaria de Educação, recebeu em seu gabinete uma equipe do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. O encontro teve como objetivo apresentar o Plano de Educação Ambiental para o município que deve ser implantado nas escolas.

Além de Açailândia, a equipe gestora da Reserva Biológica do Gurupi (MA) está realizando um ciclo de reuniões para elaboração do Plano de Educação Ambiental da Unidade de Conservação em outros territórios.

Na oportunidade, foi apresentada a estratégia de construção do Plano de Educação Ambiental e educação de seus territórios. Representantes das prefeituras participantes sugeriram e apresentaram a realidade ambiental e educacional de seus territórios. Foi discutido também como se pode fazer para que a REBIO do Gurupi seja incluída nas discussões sobre biodiversidade e preservação ambiental em sala de aula e nas comunidades.

Durante o encontro foram levantados os temas prioritários, bem como as necessidades para desenvolver as ações de educação ambiental. O plano de Educação Ambiental é o pontapé inicial para elaboração e implantação do Programa de Educação Ambiental da UC.

Para a equipe gestora da REBIO Gurupi, este é um marco para a gestão da Unidade Conservadora. Segundo eles, a aproximação com as prefeituras do entorno traz uma agenda positiva, auxiliando na administração dos conflitos tão comuns nesta região, desperta parcerias com o envolvimento das secretarias municipais, além de outras possibilidades para gestão integrada e participativa a partir desse projeto.

“O IMCBIO está iniciando um programa de Educação Ambiental para falar sobre a REBIO/Gurupi e neste momento estamos visitando os municípios onde a REBIO tem o seu território para fazermos uma colheita de informações e necessidades para desenharmos o Programa de Educação Ambiental. O programa é focado nas escolas públicas e é muito importante uma interface com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação”, ressaltou o cientista ambiental Marcos Pinheiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente destacou que a intenção do poder público é somar parcerias e investir em mais ações educativas. “Estamos formatando a educação ambiental em parceria com o ICMBIO, Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente objetivando levar a educação ambiental para dentro das escolas, levando em consideração que os alunos de hoje serão os cidadãos de amanhã e nada melhor do que eles receberem a devida orientação e conscientização ambiental através deste grande projeto”, finalizou Sininger Vidal

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.