quarta-feira, 6 de novembro de 2019

UVZ apreendem animais soltos em vias públicas


“O serviço irá funcionar 24 horas, todos os dias, e pode ser acionado pelo telefone (99) 99188-1540 – UVZ”.

Com a aquisição de um reboque adaptado para a apreensão e transporte de animais de grande porte, a Prefeitura de Açailândia, por meio Secretaria Municipal de Saúde, através da UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses, passou a realizar operações de apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas e nas BR 010 e BR 222, dentro do perímetro urbano da cidade.

O trabalho já está sendo executado graças ao empenho e preocupação do prefeito Aluísio Sousa, que acompanhado do secretário de Saúde, Linderval de Moura, estiveram visitando a UVZ, constatou a situação e se comprometeram em buscar soluções. Assim solicitou a aquisição do reboque para resgatar animais. A ação vai minimizar os acidentes provocados pelos animais de grande porte soltos nas ruas, além dos danos ao patrimônio público e privado.

“Essa foi a primeira operação e ela vai acontecer a partir de agora de forma contínua. Essa era uma ansiedade dos moradores da cidade, que viviam apreensivos com esses animais soltos em via pública, colocando em risco a vida das pessoas e dos animais”, afirmou o diretor da UVZ”, destacou o diretor Cleydiomar Pereira (Mineirinho)

Os animais apreendidos foram encaminhados para o curral da UVZ, no bairro Barra Azul. Além da equipe, a operação foi acompanhada pelo Diretor da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Cleydiomar Soares Pereira e do técnico biólogo, Josué Galvão.

“Após a apreensão, os proprietários dos animais terão de comprovar a propriedade por meio de documentação e entrar em contato com o Curral pelo telefone (99) - 99188-1540 ou se dirigirem ao local, que fica localizado às margens da Rodovia - 222 – Barra Azul. A comprovação de posse deverá ser realizada em um prazo de 05 dias úteis, conforme a Lei Municipal – N. É a 032/90 de 17 de dezembro.

No Programa de Recolhimento de Animais de Grande Porte da prefeitura, o serviço será executado pela equipe da UVZ e destina recolher equinos e bovinos soltos em vias públicas. Irá funcionar 24 horas, todos os dias, conforme informações da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Qualquer cidadão poderá acionar o serviço de recolhimento, através do telefone informado, em caso de ocorrência de animais nas ruas, logradouros, área de lazer e rodovias, dentro dos limites do município. O atendimento será de acordo com as ocorrências e demanda.

Com base nas legislações do município é proibida a permanência desses animais em vias públicas, devido ao risco à segurança e à saúde pública. O proprietário do animal apreendido será penalizado, de acordo com a legislação vigente, e pagará uma taxa de apreensão no valor de R$ 100,00 por animal, mais multa diária de permanência no confinamento.


ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.