quarta-feira, 15 de junho de 2011

COMUNICAR PARA RESGATAR A NOSSA CULTURA

É esse o tema do seminário de encerramento das atividades do primeiro ano do “Ponto de cultura” de Açailândia. 

Mas, o que é um Ponto de cultura”?
Participantes e coordendores do projeto
Trata-se de um programa nacional do Ministério da Cultura que se propõe a criação de “Pontos” nos  diferentes estados da federação. Foi assim que em 2009 o estado do Maranhão lançou um edital para e realização de “Pontos de cultura” para o Estado do Maranhão. Também a Associação Radio Comunitária Açailandia (ARCA FM) e a paróquia São João Batista participaram do edital e a partir do 16 de junho de 2010 na nossa cidade operam dois pólos do “Ponto de Cultura”. 

Ao longo do ano foram organizados cursos de jornalismo investigativo, redação e diagramação de jornal, edição de radio documentários, edição de paginas web e edição de vídeos documentários. Os cursos foram realizados na sede da ARCA FM e no Distrito Industrial do Piquiá. Participaram mais de 50 jovens.

Atividade final do primeiro ano do “Ponto” é a realização de um seminário sobre comunicação e cultura que acontecerá sábado 18 de junho das 13 horas até as 18 horas no auditorium  da Igreja  dos Santos dos Últimos Dias, rua santos Dumont, 490 Centro.

Ao longo do seminário serão propostas três mesas de debate:

Na primeira será discutido o tema da comunicação na região tocantina e confirmaram a presença a Professora Roseane Pinheiro, coordenadora do curso de jornalismo da UFMA de Imperatriz, João Marcio, jornalista de Brasil de Fato e Vanusia Gonçalves da ARCA F e integrante estadual do ABRAÇO (Associação Brasileira das Rádios Comunitárias). O debate será moderado por Josafá Ramalho, jornalista e coordenador da pastoral da comunicação da Diocese de Imperatriz. 

A segunda mesa redonda discutirá o tema da comunicação na nossa cidade e confirmaram a presença: Maria do Carmo assessora de comunicação da Prefeitura, Wilton Lima, radialista, blogueiro e diretor da radio Clube FM, Rafaete Araujo, radialista da ARCA FM, Gilberto Freire, Blogueiro, Daniela Sousa representando os jovens que participaram do “Ponto de Cultura” e o novo diretor da TV Esperança. O debate será moderado por um estudante de jornalismo da UFMA de Imperatriz. 

A terceira mesa redonda irá discutir as relações entre cultura e comunicação e será composta por: Xico Cruz representando o grupo Cordão do Teatro, Mikaell Carvalho, representando o grupo JUPAZ, um representante do espetáculo “Quilombagem” do Centro de Defesa e um representante das quadrilhas da Vila Ildemar. Na mesa participará também o Professor Bosco, secretario de cultura do município.

O dia se encerrará com a entrega dos certificados para os jovens que participaram dos cursos e com um coquetel.

Eis  a seguir o convite para o seminário

 CONVITE
A Associação Rádio Comunitária Açailândia, a Paróquia São João Batista, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do seminário

“Comunicar para Resgatar Nossa Cultura”
Sábado 18 de Junho, 13.00 horas
auditório da Igreja dos Santos dos Últimos Dias,
Rua Santos Dumont,n°490-Centro, Açailândia


O seminário, momento conclusivo do primeiro ano do “Ponto de Cultura de Açailândia”, quer ser uma  oportunidade para que seja discutido o tema da comunicação a nível estadual e local e de como a cultura possa ser valorizada nos meios de comunicação. Também no seminário serão entregue os certificados para os jovens que participaram dos cursos do Ponto de Cultura.


Radio ARCA FM, Paróquia São João Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.