sábado, 16 de julho de 2011

COLUNA: SAÚDE DO HOMEM

Dr. JOFRE (CLINICA SEMET )
Olá leitores,

Por que os homens são tão resistentes no cuidado com a própria saúde? Será que é uma “síndrome de super homem”? Será que acreditam que pedras só caem nos telhados alheios? Será que pensam primeiro em sua estabilidade financeira e se esquecem que seu bem mais precioso é a própria saúde?! Enfim, causas são as mais variadas. 

As estatísticas mostram que morrem um número maior de homens e com menos idade que as mulheres, na grande maioria por causas que poderiam ser evitadas com cuidados básicos de prevenção.

As causas mais comuns são doenças cardiovasculares e o câncer, ambas podem ser evitadas com o tripé: atividade física regular, alimentação adequada e hábitos saudáveis de vida. Este último fator abrange: evitar cigarro e álcool, dormir bem e ter maior controle sobre o stress. É claro, que muitos dirão que é impossível conseguir esta proeza... Mas, acredito que mais difícil é receber a notícia de uma doença grave. Então, mãos à obra em favor de sua saúde!

Ao falarmos de hábitos saudáveis de alimentação geralmente se pensa em tudo que deve ser excluído da alimentação, porém pouco se fala do que se deve incluir na alimentação para melhorar nosso poder de defesa contra as doenças.

A estrela entre os nutrientes na saúde masculina contra as doenças cardiovasculares é o licopeno. Conhecidamente ele é capaz de auxiliar na prevenção do câncer de próstata, mas já se sabe que ele vai muito além. Este antioxidante é capaz também de evitar a oxidação do LDL (mau colesterol) prevenindo o entupimento de artérias, principal causa de doenças cardiovasculares. Além disso, o licopeno também auxilia no aumento da imunidade.

Podemos encontrá-lo nos alimentos de cor vermelha / alaranjada: tomate maduro e seus produtos, melancia, pitanga, goiaba, damasco e até o mamão formosa. Porém, para potencializar a absorção do licopeno, precisamos aquecer estes alimentos ou adicionar gorduras “do bem”, tais como azeite, nozes, amêndoas e castanhas.

 O melhor de tudo é que os alimentos ricos em licopenos podem fazer parte da rotina alimentar sem ser monótono, para tanto escolha uma das opções diárias:

• Tomate: 4 fatias com 1 colher chá de azeite extra virgem;
• Molho de tomate preparado com azeite: 1 xícara;
• Damasco: 4 unidades com 2 castanhas do Pará;
• Melancia: 1 fatia grande com 3 nozes;
• Mamão formosa: 1 fatia grande com 4 amêndoas;
• Pitanga ou goiaba: 200ml de suco batido com 2 castanhas do Pará.
Saboreie suas escolhas!  Saúde sempre, até a próxima.

Por. Dr. JOFRE
Paixão para mudar

2 comentários:

  1. jose soares

    olha só gostei muito desta ideia do teu blog jasiel em colocar uma coluna com o dotor jofre, pois eu o cinhelo e sei de sua seriedade, espero que nao fique so nessa materia , mais que outras posam vim pois é sempre bom aprender mais sobre saude do homem

    ResponderExcluir
  2. Mais um candidato! Paixão para mudar.

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.