domingo, 15 de abril de 2012

Talibã lança onda de ataques no Afeganistão e promete mais violência

Movimento reage a queima do Corão, morte de civis e desrespeito a corpos.
Parlamento e embaixadas estão entre os alvos dos ataques deste domingo.
O Talibã afegão prometeu lançar mais ataques do gênero, depois da série de agressões coordenadas que atingiram neste domingo (15) Cabul, capital do Afeganistão, e várias províncias do país invadido.
Zabihullah Mujahid, porta-voz do movimento islâmico, disse que os ataques são retaliação pela queima de cópias do Corão, livro sagrado do Islã, em uma base da Otan, pela morte de 17 civis afegão nas mãos de um soldado americano e por vídeos que, aparentemente, mostravam fuzileiros navais dos EUA urinando em militantes mortos.
Os talibãs fizeram vários ataques simultâneos neste domingo em Cabul e várias províncias afegãs, no que chamaram de início de sua "ofensiva de primavera".
Na capital, sofreram ataques o prédio do Parlamento e o bairro que abriga as representações diplomáticas ocidentais.
Pelo menos outros três ataques ocorreram em outros pontos do leste do país invadido.
saiba mais
Ataque rebelde liberta cerca de 400 presos no Paquistão
Os ataques estão sendo considerados um dos maiores desde que tropas ocidentais lideradas pelos EUA derrubaram o Talibã do poder, em 2011.
Os militantes se posicionaram em um telhado de um imóvel perto do Parlamento, e trocavam tiros há horas com as forças de segurança, segundo Qudratullah Jawid, da assessoria de imprensa do Parlamento.
"Alguns parlamentares, incluindo eu mesmo e meus seguranças, lutamos contra os agressores que tomaram um prédio diante da sede do legislativo", que se achava em sessão, informou à France Presse o parlamentar Mohammad Naeem Lalai.
Testemunhas afirmaram que helicópteros da missão da Otan no país atacavam os agressores.

Policial afegão durante tiroteio neste domingo (15) em Cabul (Foto: Reuters)

Soldado da Otan monta guarda em um dos locais atacados neste domingo (15) em Cabul, capital do Afeganistão (Foto: AP)
Também havia troca de tiros no bairro diplomático, próximo à Embaixada dos EUA.
O grupo insurgente declarou que os alvos principais eram as embaixadas da Alemanha e da Grã-Bretanha, além do quartel-general das forças lideradas pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O Talibã afirmou em comunicado que "dezenas de combatentes", armados com armas leves e pesadas, e vestindo coletes-bomba, estavam envolvidos na ofensiva.
Os insurgentes afirmaram ter atacado a fortaleza do Palácio Presidencial, onde mora Hamid Karzai, mas não há confirmação desse dado.
Testemunhas disseram que agressores tomaram um hotel em Cabul e atacavam com foguetes. Um incêndio começou no hotel, o Kabul Star.
A Otan disse que havia ataques em sete pontos, mas sem relato de vítimas.
O ataque coordenado leva ao aumento da preocupação sobre o sucesso do gradual processo de retirada de tropas estrangeiras no Afeganistão até o fim de 2014.
fontes: g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.