quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Açailândia e os desafios de uma nova gestão!


Muito se fala nas pastas mais cobiçadas de uma administração, tipo saúde, educação e infraestrutura, mas, poucos se dão conta de algumas coisas que apesar de ficarem intocadas por baixo da terra, tem uma grande importância no processo de desenvolvimento e na qualidade de vida de uma população.
Rua São Paulo, Centro, esgoto a céu aberto expondo risco de doenças a população!
No caso de Açailândia, um dos pontos mais importantes é a rede de esgotos subterrânea que até hoje não teve se quer um planejamento para que fosse feito na cidade de forma adequada e que correspondesse ao tamanho e a importância do município, nossas ruas ainda tem esgoto a céu aberto tornando a qualidade de vida abaixo do que se espera, além disso, existem também, as situações precárias das ruas no Centro da Cidade e em vários bairros que não foram calçadas ou foram calçados sem engenharia adequada. 
Rua Duque de Caxias com São Paulo, boca de escoamento entupida provocando alagamento e transtorno!
Andando pelas ruas do Centro, temos uma exata noção do que é problema de saneamento, em algumas vias, é preferível nem passar para não causar problemas nos veículos, a última vez que foi feito algum trabalho de esgotamento subterrâneo foi em meados da década de 90, na gestão do então prefeito Leonardo Queiroz, mas, como a cidade cresceu bastante e aumentou seu fluxo fluvial urbano, os poucos esgotos não dão mais conta de fazer o escoamento das águas causando estouro constante das bocas de escoamento, principalmente em períodos chuvosos. 
Boca de esgoto entupida no centro, lixo e alagamento é o resultado da falta de rede de esgoto adequada!
São pequenos problemas, mas, que geram grandes e terríveis consequências, a imagem da cidade formada nos comentários de visitantes, depende da estrutura que cada município tem, enquanto tivermos essa estrutura por aqui, nossa imagem será apenas de uma possível cidade futurística. 

Mudança de gestão e a nova esperança. 
Com a mudança na administração, renasce a esperança do problema ser resolvido, os sinais até o momento com apenas uma semana de governo, são os melhores possíveis, a prefeita Gleide já sinalizou entrar de cabeça no pacto pela cidade verde, e já anunciou a reestruturação de vários setores que irão mudar a cara do município. 

Começando essa jornada de mudanças, foi anunciada a medida emergencial dos 100 dias, uma ação que vai promover a reestruturação de setores mais emergenciais como saúde, educação, infraestrutura entre outras, essas ações visam, segundo a prefeita, alienar as ações mais complexas que precisarão ser realizadas nos próximos anos, os 100 dias de ações emergenciais são como uma base para grandes ações que serão desenvolvidas em Açailândia. 

Outros problemas como mudança de hábitos no transito e retirada de bares e boates de perto das escolas no centro, também são de muita importância, a junção desses setores não combinam em nada, é o avesso das situações, um dos grandes exemplos disso é a Escola Bandeirantes que fica ladeada por uma delegacia, uma casa noturna, vários bares, inclusive colados no muro da instituição, sem falar na rua que sofre com a falta de estrutura. 

São coisas assim que elevam o nível de uma comunidade, tanto para baixo, como para cima se forem resolvidos, é o que se espera que a nova gestão de Açailândia continue olhando e planejando como prioridade, o povo agradece.

Veja algumas fotos referentes a esses problemas que Açailândia sofre hoje, as imagens são de Dezembro de 2012!
 Mercado municipal, Rua Marly Sarney, situação antiga que necessita com urgência de uma atenção especial, reforma, reconstrução, não importa, o importante é mudar a cara desse setor na cidade!

 Setor do ponto de vãs da BR 222 próximo ao CIRETRAN, a imagem já diz tudo!

 Esquina da igreja Ass. de Deus Jerusalém em frente a Praça do Pioneiro, esgotos que exalam mau cheiro e expõe o risco de doenças a população, em dia de chuva há alagamento por que as bocas entopem!

 Rua São Paulo com Duque de Caxias, Praça do Pioneiro, esquina oposta a da Igreja AD, a mesma situação, bocas de esgotos entopem e o alagamento e o transtorno é certo!

Rua Rio Grande, Centro, calçamento precário e calçadas fora do padrão, aliás, cade a calçada? 

Rua Bonaire, Centro, será que precisa comentar? Somente enfatizar que de uma lado tem uma Igreja e do outro uma Escola Técnica! 

Situação do semáforo que não chegou a funcionar 6 meses no cruzamento das Ruas Marly Sarney com Santos Drumond!

Esgoto aberto nos canteiros laterais da AV. Bernardo Sayão, BR 222, em frente há um dos maiores hotéis da região onde turistas e visitantes se hospedam!

Rua Bonaire, esquina com Castelo Branco, o mesmo problema exposto na Praça do Pioneiro, esgoto a céu aberto provocado pelo entupimento das bocas de escoamento na debilitada rede de esgotos do centro!

Essa é a Rua João de Deus, Bairro Getat, principal via de acesso ao Hospital Municipal, imagine quando as ambulâncias passam por ai com uma gravida em situação de parto, ou até mesmo com uma vitima de acidente!

Esse é a parte de trás do Matadouro Público, todos os restos e dejetos animais descem direto para o córrego que fica ali na parte de baixo, forte degradação ambiental!

Essa imagem não representa apenas o problema infraestrutural, mas também, o social, Rua Principal da Vila Ildemar!

Rua recém bloqueteada na Vila Ildemar, sem rede de esgoto o problema não demora a voltar! 

Essa é a avenida mais antiga da Vila Ildemar, mesmo tendo sido liberado quase 20 milhões para sanear o bairro na gestão passada, ela ainda continua com seus problemas mais graves, poeira no verão e lama no inverno! 

Essa é a Avenida do Contorno no Jardim de Ala, a imagem também já diz tudo!

Essa exposição é apenas uma pequena amostra das necessidades que nosso município passa há dezenas de anos, expor nesse período é o mais conveniente por ser um momento transitório de um governo para o outro, reiteramos o desejo de nossa população em ter esses problemas resolvidos, até por que são os de menor expressão financeira.

Em conversa com a prefeita, ela retirou seu compromisso em cuidar de cada um desses problemas e afirmou que sua administração será totalmente voltada para reestruturação física e social de Açailândia "Eu sempre tive o sonho de ver uma cidade limpa, bonita e acima de tudo livre desses problemas, sempre vi como as administrações passadas lidavam com esses problemas, e aprendi muito a dar mais valor quando eu tivesse a oportunidade de fazer algo pela minha cidade, hoje com a experiencia que tenho, já estou trabalhando em busca de melhorias em todos esses setores, em breve as pessoas vão ver as mudanças começarem a acontecer de uma forma rápida e eficaz, por que hoje sei que Açailândia é rica como sempre tive a certeza que fosse, e essa riqueza deve ser usada para sua própria beleza, e que beleza é essa? É a beleza das ruas, das praças, dos patrimônios, e a mais melhor de todas as belezas, a felicidade e um povo com um governo que trabalha em seu favor, Açailândia pode esperar e ter a certeza que iremos trabalhar arduamente para deixar essa cidade igual ao sonho de todo açailandense, esse é o meu compromisso" afirmou Gleide Santos.

ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.