Pages

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Segunda reunião da Força Tarefa do PMIGRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) traça metas de ações


A reunião contou as presenças de vários secretários que também estarão a disposição do grupo que vai realizar ações no intuito de dar destinos aos resíduos sólidos do município, Ivo Nogueira, um dos coordenadores do plano enfatizou a importância da união de todos para a execução dos projetos do PMIGRS, “É importante que todos estejam unidos e imbuídos no mesmo objetivo, todos os setores do município são responsáveis por fazer uma cidade melhor, e para isso é preciso que tenhamos ações para transformar os resíduos sólidos em geração de emprego e renda, além de melhor a qualidade do nosso Meio Ambiente e a vida de cada cidadão” disse Ivo Nogueira.

Ivo Nogueira ainda fez a explanação sobre a modelagem do plano de saneamento básico, citando especificamente o lixão da cidade e as necessidades de novas ações nessa área.

Seguindo a agenda de ações da reunião, o secretário Leonardo Queiroz enfatizou que a secretaria está trabalhando encima de levantamentos da sua equipe no sentido de buscar melhorias para o povo, “É um desejo tanto da prefeita quanto do povo que a qualidade do Meio Ambiente seja prioridade, e para isso devemos dar tratamento especial para ações como essas que visam além de tudo, gerar emprego e renda para as pessoas, vamos trabalhar bastante para conscientizar a todos da importância que tem esse plano para o município”, finalizou Leonardo Queiroz.

Foram realizadas algumas apresentações com metas de ações e destinação há alguns tipos específicos de resíduo sólido, o reaproveitamento das escorias de construção é um deles, de acordo com Ana Lucia, membro da equipe do PMIGRS, esse material pode ser reutilizado para se fazer vários produtos, um deles é o tijolo, a professora também enfatizou que além da reutilização, isso também promove a limpeza em áreas de construção, locais comuns onde ficam os restos das obras que em alguns lugares até atrapalha o transito tanto de veículos como de pedestres, é a solução de dois problemas.
A Professora Nilma Holanda explicou sobre as obrigações do município na realização de projetos de gestão para a destinação de resíduos sólidos, já o advogado Dr. Felipe de Andrade falou sobre as leis que precisam ser observadas na implantação dessas ações e especificamente sobre o que nossa legislação diz a respeito dos projetos de cunho ambiental e suas politicas públicas.

O Professor Rock Hudson apresentou o diagnóstico operacional, mostrando os problemas que se enfrenta hoje no município para elaboração desse tipo de plano e enfatizou os desafios que a administração tem para gerir e realizar o plano, Rock mostrou também que o crescimento industrial está cada vez mais crescente, o que aumenta a produção de resíduos sólidos, para o professor, isso aumenta ainda mais a urgência de realização de projetos nessa área para que as ações acompanhe esse crescimento, Rock finalizou sugerindo que a secretaria de Industria e Comercio trabalhe em seminários nas empresas para que haja conscientização dessa realidade.

Para o grupo do PMIGRS, o município deve contratar uma empresa especializada para fazer a coleta de resíduos sólidos e fazer a sua separação, no entendimento do professor Rock Hudson, essa não era mais para ser uma preocupação da administração e sim, da empresa contratada que deveria apresentar os resultados, essa sugestão deverá ser discutida com a prefeita Gleide Santos em uma próxima reunião do grupo.

Dr. Siqueira Junior falou sobre o diagnostico financeiro do PMIGRS. A apresentação através de dados e estatísticas, deu uma ampla base de como pode ser arrecadados os recursos para ser empregado no plano, Siqueira sugeriu que fosse feitos cobranças de taxas como a de iluminação pública para gerar receita especifica para as ações com os resíduos sólidos, todas as sugestões serão levadas para a análise da prefeita Gleide Santos que deverá discutir com os demais setores para a apresentação pública tanto dos projetos inseridos no Plano de Resíduos Sólidos como da destinação de sua renda.

Ao final da reunião foram apresentados alguns vídeos de cidades pelo Brasil que investiram nesses projetos de transformação e reaproveitamento de resíduos sólidos e hoje são exemplos para o mundo.

Asscom-PMA

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.