quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

SAMU de Açailândia comemora um ano de existência.


 
A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Açailândia completou nesta terça-feira (05/02)um ano de existência.

O dia foi comemorado com uma audiência interna junto ao secretário municipal de saúde Dr.Denison Gigante ,que na oportunidade falou sobre as deficiências existentes envolvendo toda categoria de funcionários entre ;Condutores,Técnicos de enfermagem,Enfermeiras,Médicos,R.O e Coordenação, a reunião aconteceu nas dependências do HMA Hospital Municipal de Açailândia (SESP) e serviu para estreitar os laços entre os profissionais e administração municipal.

O SAMU de Açailândia comemora um ano de atividades, consagrando-se como um importante serviço de atendimento à saúde da população, tanto nos casos menos graves, como salvando muitas vidas durante todo esse período. 

Através da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura, mantém atuante a equipe de aproximadamente 50 profissionais que hoje compõem a entidade.

O acionamento deste importante serviço público é feito através de chamada telefônica gratuita ao número 192, nas situações de sofrimento humano moderado ou intenso, com ou sem risco de vida. 

A entidade conta hoje com quatro UTIs móveis estrategicamente distribuídas para atendimento à população Açailândense.



Toda a atividade é controlada pela Central de Regulação (Instalada na cidade de Imperatriz), que atende ao chamado telefônico e coleta as informações necessárias para que o Médico Regulador decida quanto à gravidade do caso, e se é ou não necessário enviar apoio, que pode ser feito com ambulância simples, UTI Móvel com enfermeiro ou ainda UTI Móvel com Médico.

O Médico Regulador decide também se é necessária remoção do paciente e para onde levá-lo.                 

2 comentários:

  1. O aniversário foi dia 01/02/2013 e a equipe de açailandia conta com 3 viaturas sendo uma de suporte avançado ( UTI ) e duas de suporte básico.

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.