segunda-feira, 4 de março de 2013

Açailândia recebe Prefeitos eleitos e reeleitos da Região Tocantina.


gleide encontro8bb2dc36dbd402647d426cf7416eeecfA prefeita anfitriã do evento de Açailândia, Gleide Santos, destacou a importância de umgestor do executivo municipal ter como parceiro instituições como o Sebrae


O Sebrae encerra a primeira semana de Encontro com Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Maranhão com saldo bastante positivo. Do total de 56 municípios da área de abrangência de três regionais da instituição, a média de participação dos gestores do executivo municipal foi de 85%. Os eventos ocorreram em Balsas, Grajaú, Imperatriz e, na manhã dessa sexta-feira (01/03), em Açailândia, na Unidade Regional do Sebrae, localizada no centro comercial da cidade.

O resultado é fruto da articulação da equipe de técnicos e gestores do Sebrae, no sentido de reunir os prefeitos para mostrar o que a instituição pode fazer para fomentar e apoiar os pequenos negócios locais, sendo parceiro na busca do desenvolvimento local. Outro ponto discutido nos eventos foi a importância da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, legislação que promove tratamento diferenciado, favorecido e simplificado às MPE, criando, ainda, a pessoa jurídica do Microempreendedor Individual (MEI).

No evento em Açailândia, onde a regional do Sebrae reúne oito municípios da Pré-Amazônia Maranhense, estiveram presentes os gestores do executivo municipal: Gleide Santos (Açailândia), Vete Botelho (Itinga do Maranhão), Karla Batista (Vila Nova dos Martírios e presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina - AMRT), Magnaldo Fernandes (Bom Jesus das Selvas), Ivan Antunes (prefeito interino de Cidelândia), além de Abdalla Filho (vice-prefeito de Bom Jesus das Selvas) e o secretário de Administração de Buriticupu, Elias Rocha, representando o prefeito José Gomes.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA e secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, foi quem recepcionou os gestores públicos municipais presentes ao evento. "A exemplo do que fizemos em Balsas, Grajaú e Imperatriz, estamos apresentando o Sebrae e, principalmente, a importância da regulamentação e implementação da Lei Geral para o desenvolvimento dos municípios, pois é nele que tudo acontece. "A lei facilita a vida dos prefeitos, fazendo com que os recursos fiquem nos municípios e a qualidade de vida da população melhore, com a geração de emprego e renda".
"Uma grande quantidade de prefeitos assumiu seus municípios com vários problemas, não tendo condições de gerar empregos. Mas vejo que existe solução e a missão do Sebrae é ajudar no fomento dos pequenos negócios, o que estimulará a economia local e, consequentemente, o desenvolvimento do município e da região", ponderou Azevedo.

O diretor técnico do Sebrae-MA, José Morais, destacou em sua fala que a instituição quer estreitar os laços com os gestores para que seus munícipes possam usufruir dos benefícios de cursos, consultorias, orientações, empresariais, projetos e programas a favor do empreendedorismo. "Ao despertarmos a cultura do empreendedorismo nas pessoas, despertamos o desejo de buscarem um futuro diferente do que vivem. E isso incide sobre o desenvolvimento local: quanto mais negócios gerados, mais pessoas trabalham e melhoram a sua renda e fazem o dinheiro circular nos municípios", apontou o diretor.

As prefeitas, prefeitos e os convidados assistiram, ainda, à palestra do ex-prefeito do município pernambucano de Paulista, Yves Ribeiro; apresentação do portfólio de soluções educacionais do Sebrae para a Região da Pré-Amazônia Maranhense, realizada pela gerente da regional, Rosilene Tavares Borges e apresentação do Projeto Implementação da Lei Geral, pela gerente de Políticas Públicas, Cristiane Corrêa.

Durante o encontro, as prefeitas e os prefeitos eleitos e reeleitos da região destacaram a relevância do trabalho realizado pelo Sebrae-MA no sentido de alavancar os micro e pequenos negócios de seus municípios. A prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB), informou o quanto a presença do Sebrae tem sido fundamental aos pequenos negócios do município.

A prefeita aproveitou para revelar que estão bastante adiantadas as articulações visando a instalação de uma fábrica de iogurte e outra de vassouras na "cidade do ferro", denominação dada em virtude das siderúrgicas que foram montadas em Açailândia e que fizeram com que o município alcançasse o segundo maiorPIB do Estado. "Açailândia está sempre na vanguarda e, através do Sebrae, por exemplo, fazemos com que os projetos tenham maior efetividade e melhorem a qualidade de vida da nossa população, facilitando o contato com as instituições públicas e privadas", informou.

Premiação - Em reconhecimento às ações desenvolvidas no sentido da aprovação e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE), o Sebrae premiou com troféu e certificado a prefeita de Itinga do Maranhão, Vete Botelho (PDT), representando o primeiro município maranhense a implementar a legislação.

A prefeita Vete Botelho, de Itinga, ressaltou não ter medido esforços para fazer com que a Lei Geral começasse a funcionar logo em seu município. "Itinga foi o primeiro município maranhense a implementar a Lei Geral da MPE. Uma ação conjunta, nossa e dos empresários, pois estávamos buscando meios que possibilitassem a movimentação da área dos negócios em nosso município, fortalecendo a economia, através da geração de emprego e renda", ressaltou. "Tudo isso foi muito o importante e por isso, sempre faremos questão de apoiar as iniciativas da instituição".

Calendário dos encontros - Nesta semana, o Sebrae continua com os Encontros de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos do Maranhão, reunindo os gestores do executivo municipal das Regiões do Pindaré-Gurupi, Mearim, Cocais e Sertão Maranhense. Segue calendário com datas dos eventos e locais de realização.

Data Local Horário

05/03/2013 - Terça-feira Santa Inês 08:30 às 13:00
06/03/2013 - Quarta-feira Bacabal 08:30 às 13:00
07/03/2013 - Quinta-feira Presidente Dutra 08:30 às 13:00
08/03/2013 - Sexta-feira Caxias 08:30 às 13:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.