sábado, 6 de abril de 2013

SUCESSO: AÇAILÂNDIA REALIZA A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

"Cultura, Diversidade, Políticas Públicas e Desenvolvimento"

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a II Conferência Municipal de Cultura, O evento esta acontecendo desde ontem quinta-feira 04/04 seguindo com sua programação normal nesta sexta-feira dia 05/04 e também no sábado dia 06/04, na Loja Maçônica Heitor Correia de Melo, na Rua Dogival Pinheiro de Sousa nº 1335 – Centro Comercial da Cidade.

Na Cerimônia de abertura dos trabalhos, foi executado os Hinos; Nacional e de Açailândia contando com a participação especial do vereador Bento Camarão (PMDB) que puxou uma belíssima “Toada de Bumba Meu Boi ao Vivo” tipicamente do folclore Maranhense.

Após entoar a cantoria o edil relembrou os tempos do “Boi Fumaça de Açailândia” falando da época em que participava juntamente com o médico Dr.Walter Maxwell e o saudoso José Carlos Trindade “o Zezão” , compositor do hino da cidade e fundador do Boi Fumaça que por falta de incentivo e apoio cultural por parte de gestões anteriores desistiram de comandar o projeto cultural idealizado na época pelos três.

Durante o evento aconteceu várias apresentações culturais; com danças populares (Quadrilhas Estilizadas) e outros envolvendo centenas de pessoas da comunidade, artistas e organizadores todos colaborando para o fortalecimento da cultura local como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável envolvendo; artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura Açailândense, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

Para o secretário de Cultura Sr.Francisco Bueno Junior “Abrir esta conferência é como gerar um filho... é um nascimento de um sonho, é a materialização de algo que estava lá dentro dos nossos corações... agradeceu a toda sua equipe da secretaria de cultura e da assessoria de comunicação por ver todo esforço se tornando em uma grande realidade.”

Já o Representante da Câmara de Vereadores; o vereador Sarney Moreira (PSB) por sua vez cumprimentou a prefeita Gleide Santos e todas as autoridades presentes dizendo que a realização desta conferência é um momento muito valioso e gratificante para o município. E ele estava emocionado em poder representar a câmara de vereadores, relatando para seus colegas vereadores que estava muito contente Relembrando o ano de1988 quando o Sr.Leonardo Queiroz era prefeito, o vereador disse que estava naquele mesmo local.

Lembrou que ali estava Participando de uma peça teatral... Mencionando a Srª Heide Cavalcante da cultura e o representante do Comucaa Sr.Raimundo Rodrigues como testemunhas daquele momento Vivido, finalizou reforçando que os vereadores de Açailândia vão dar total apoio aos secretários e a prefeita Gleide Santos no resgate e na valorização da cultura local.

Comparado como um anjo pela apresentadora Marly Alves , o deputado Hélio soares,respondeu que quisera ele poder ser um anjo pois esta engajado com sentimento de todos os Açailandenses .Relatando que quer ver o bem de todos, e que também esta imbuído com o mesmo propósito da prefeita Gleide Santos, pois não medirá esforços colaborando com seu apoio nas Políticas públicas especialmente a cultura que uma responsabilidade a mais para todos nós. Sendo essa a oportunidade de cultuar as nossas raízes, contribuindo com a nossa memória para que o passado não seja esquecido. Na oportunidade pediu a Deus a Iluminação divina para poder retribuir politicamente na tentativa de sanar toda dívida social com o povo , dizendo ainda que seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão é uma extensão de Açailândia, e que seu compromisso maior é no combate a desigualdade Social.

Encerrando o evento de abertura a prefeita Gleide Santos cumprimentou a mesa na pessoa do seu esposo “Dr.Dalvádisio” ,parabenizou à todos na pessoa da Marly fazendo um elogio ao figurino usado pela apresentadora.Parabenizou toda equipe da cultura, os artistas, a plateia onde na ocasião fez a menção “relatando que a cultura é a expressão e a referência máxima de uma sociedade.todo sentir,pensar e fazer humanos envolve o comportamento cultural.”enalteceu o trabalho desenvolvido na pasta da secretária de cultura pelo apóstolo Francisco Bueno Junior falando do seu propósito, compromisso e preocupação com a cultura de Açailândia.frisou a importância que nossa cidade tem em ser uma das 1ª primeiras cidades do Estado do Maranhão a realizar a conferência municipal de cultura dentro dos padrões exigidos pelo Governo Federal.

Mostrou um exemplar do seu plano de governo, reforçando que é um compromisso tudo que está escrito no seu programa de governo 2013 a 2016. Que é um compromisso com a cultura, com a saúde, com a informação verdadeira, com a educação, com a infraestrutura e com toda cidade... agradeceu os secretários, os vereadores e o deputado Helio soares por estarem sempre lhes apoiando.

A Prefeita Gleide também fez um relato da sua viajem a Brasília, onde se reuniu com o presidente Sarney, Deputado federal Chiquinho Escórcio, Dr.Dalvádisio, Deputado Hélio Soares e Ministros para pedir por Açailândia...disse que o Presidente Sarney é a representação máxima do Maranhão no Brasil.E se não fosse o empenho deste político renomado e sonhador Açailândia talvez não existisse...e foi graças ao empenho do senador SARNEY que nossa cidade se tornou o Eixo de Desenvolvimento do Maranhão, disse ainda que Sarney continua preocupado com questões sociais dizendo que o mesmo manifestou o desejo de ajudar a resolver o problema da grande erosão existente no centro da cidade “ Rua São Francisco,Rua Castelo Branco.

Gleide Santos, também mencionou a governadora Roseana que estará em Açailândia para fazer a inauguração do Hospital da Criança... dentre muitos assuntos relatos na sua fala a Prefeita Gleide disse que no seu governo ela tem 04 anos quatro anos para cumprir tudo que esta no seu programa de governo.

Dentre diversos nomes das autoridades em destaque na participação da abertura da II conferência de cultura podemos destacar: A Prefeita Gleide Santos (PMDB), o Deputado Estadual Hélio Soares (PP), O Presidente do Diretório Municipal do PMDB Sr.Aldemir Nunes Guimarães, o vereador Bento Camarão (PMDB),o vereador Sarney Moreira (PSB)O vereador Carlinhos do Forúm (PP),O Vereador Fânio Mania (PRB),O Vereador Marcio Aníbal (DEM),O Secretário de Administração Gilson Menezes,o secretário municipal de cultura da cidade de Bacabal,a secretária de ação social da cidade de Senador Laroque Srª.Raimundinha,o secretário de Agricultura Sr.Juarez Pessoa,o secretário de infraestrutura Dr.Wagner Nascimento,o Secretário de Cultura e Assessor de Comunicação Sr.Francisco Bueno Junior,o Assessor de Articulação Política Sr.Luis James,O Procurador do Município Dr.Mendes,a secretária especial de Governo Drª Iranilde Assunção, o coordenador de Esportes de Açailândia Sr.Juscelio Barbosa,Rosemiro Ferreira (Diretor do DMT) entre vários outros (a).

Conferência é uma instância de participação social, geralmente convocada pelo poder público, que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas. É um espaço de debates por excelência, um instrumento da democracia participativa onde as pessoas se reúnem para discutirem acerca de temas específicos.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.