quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana Nacional do Trânsito é realizada em Açailândia


Acontece no período de 18 a 25 de setembro em todos os estados da Confederação Brasileira, a Campanha Nacional do Trânsito, sob o tema: Álcool, outras drogas e a segurança e a segurança no trânsito, Efeitos, responsabilidade e escolhas”. Baseada no tema, a campanha será desenvolvida conforme programação elaborada por cada Departamento Municipal de Trânsito de cada cidade, de acordo com as Leis 11.705/98 (Lei Seca I) e 12.760/12 (Lei Seca II).
A Campanha Nacional de Trânsito tem como objetivo tirar o foco no produto (bebidas alcoólicas e nas razões de seu uso e consumo (lazer e diversão) e mirar nos efeitos dos componentes químicos presentes nas drogas lícitas (álcool e medicamentos receitáveis) e ilícitos que afetam a coordenação motora, as condições psíquicas e o tirocínio de quem os consumam e /ou usaram;
Objetiva também, contemplar não apenas o condutor como público alvo, mas também o pedestre e o ciclista que forçosamente, dividem o mesmo espaço físico no trânsito (ruas, estradas e rodovias) em absoluta desvantagem com seus oponentes (motos, carros, ônibus e caminhões) mais poderosos e extremamente letais. Para esses personagens não motorizados do trânsito brasileiro estar sóbrio, atento e capaz de reagir com a rapidez necessária à cada situação de risco a que está afeito, passa a ser fundamental para sua segurança.

Em Açailândia o Departamento Municipal de Trânsito com o apoio da prefeitura, vai desenvolver a programação da Semana Nacional do Trânsito, iniciando com uma grande caminhada a partir das 08h00, do dia 18/09 passando pelas principais ruas da cidade, com a participação de alunos, entidades e a sociedade em geral. Caminhada segue com o tema: “Bebida e Direção, o efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre”.

Neste ato da campanha, a caminhada visa alertar os condutores de veículos e pedestres sobre os prejuízos causados pela bebida às famílias, quando milhares de pessoas são atropeladas no trânsito por imprudências de condutores de veículos e /ou, quando estes estão sob efeitos causados pelo álcool e outras drogas aumentando o número de acidentes nas rodovias, a maioria com vítimas fatais.
O Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) Rivaldo da Silva Sousa, vem divulgando a campanha nos meios de comunicação da cidade, falando da importância da campanha e principalmente apelando para que as pessoas não limitem-se apenas a campanha em si mas que se conscientizem obedecendo as regras do trânsito, bem como na sua divulgação. Por outro lado, o diretor do DMT está revitalizando toda a sinalização de trânsito, bem como realizando a manutenção dos semáforos que estavam com defeitos.
Outras ações serão desenvolvidas no decorrer da programação, onde palestras de conscientização serão ministradas nas escolas da rede pública. O encerramento acontece no dia 25 de setembro, às 08h30, na Câmara Municipal de Açailândia com o 1º. Concurso de redação do DMT, envolvendo alunos do ensino médio, matriculados em escolas da rede municipal de ensino de Açailândia. Tema da redação; “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito, Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Fonte/Folha de Cucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.