sexta-feira, 3 de março de 2017

COMEÇOU: Quadrilhas Juninas de Açailândia se preparam para o São João 2017


Além de movimentar a cultura da cidade, as quadrilhas juninas realizam um trabalho social com os jovens do município

Matutos do Rei, campeã do Arraiá da Mira 2016
Matutos do Rei, campeã do Arraiá da Mira 2016
Com o passar dos anos, os movimentos juninos de Açailândia ganham cada vez mais força. Grupos de quadrilha de São João como “Flor de Mandacaru”, “Matutos do Rei”, “Caipiras da Serra” entre outras, representam a cidade em diversas competições de nível estadual e nacional.
Por vários anos consecutivos as quadrilhas juninas açailandenses estão no topo das competições, conquistando os principais campeonatos disputados. No ano de 2016, não foi diferente, e novamente Açailândia foi bem representada. A Quadrilha Junina “Matutos do Rei” conquistou mais uma vez o ´Arraia da Mira´ em Imperatriz e com isso o direito de participar do São João do Nordeste, que no ano passado ocorreu em Recife.
Já a junina “Flor de Mandacaru”, segunda colocada no estadual, participou do ´Maior São João do Mundo` na Paraíba. Na disputa nacional a Flor conquistou o terceiro lugar, se tornando umas das três melhores quadrilhas do Brasil.

Preparação

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru
Quadrilha Junina Flor de Mandacaru
As festas juninas se configuram como o principal movimento cultural de Açailândia. Tantos os brincantes, quanto à população aguardam ansiosas as programações do São João que movimentam o espírito cultural da cidade.
O grande esforço realizado pelas quadrilhas juninas do município vai além da apresentação de um belo espetáculo no São João. Os grupos realizam um excelente trabalho social que ajuda a tirar jovens e adolescentes de uma vida de marginalidade e drogas. Pois a maioria dos participantes vive em comunidades com grandes índices de criminalidade.
Junina Caipiras da Serra

Para superar a falta de verbas e investimentos, os quadrilheiros montam barracões e trabalham dia e noite produzindo fantasias e alegorias que tornam o espetáculo um verdadeiro show ano após ano. A maioria dos brincantes é de famílias carentes e não tem condições financeiras para adquirir suas fantasias.
Nos meses que antecedem as datas das apresentações, participantes e apoiadores organizam eventos e festas para levantar recursos que possam colaborar com o movimento que tem dado cara à cultura de nossa cidade. As festas juninas, hoje, são a principal identidade cultural do município de Açailândia e necessitam ser reconhecidas com mais carinho, tanto pelo poder público, quanto pelos empresários da cidade, que ainda deixam a desejar no investimento em cultura e projetos sociais transformadores.

Lançamentos dos temas

Como de costume, os temas dos espetáculos são apresentados aos brincantes e a população em grandes festas meses depois de começarem os ensaios. Os quadrilheiros aguardam ansiosos os dias do lançamento dos temas que é guardado em segredo pelos organizadores e apresentados no dia da competição.
Com espetáculos cada vez mais audaciosos, as quadrilhas do município tem tratado em seus espetáculos temas de grande relevância a sociedade e isso faz com que aumente ainda mais as expectativas dos amantes dessa cultura que conquistou os açailandenses.

Programação

A Quadrilha Junina “Matutos do Rei” está com a data marcada para o lançamento do tema do espetáculo de 2017. A grande festa acontecerá no dia 18 de março na Loja Maçonaria Heitor Correia de Melo.
Já a Junina “Flor de Mandacaru” está com lançamento marcado para acontecer no dia 08 de Abril, mas o local ainda vai ser definido pela organização.
A quadrilha “Caipira da Serra”, ainda não tem data definida para o dia do lançamento dos seus temas.
FONTE: Weslley Rodrigo
http://www.jornaldomaranhao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.