quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Alunos da rede pública participam da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior evento de divulgação científica do país.

A Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Educação, em comemoração “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, por intermédio da Comissão Geral de Ensino e Apoio Pedagógico, levou as escolas municipais para participar do Fórum de Empresas Inovadoras, apresentando trabalhos desenvolvidos para Feiras do Conhecimento nas escolas do município.

Participam do evento 10 escolas que levaram projetos realizados com base no tema 
“Ciência, Sociedade e Tecnologia”. Parabéns às escolas participantes: EM ALDEBARÃ, EM ANTONIO OLIVEIRA CAMPOS,EM AULIDIA GONÇALVES, EM DR JOSÉ EDILSON CARIDADE, EM FERNANDO RODRIGUES DE SOUZA, EM JOSÉ ALBERTO LAZZARIN, EM JOÃO DO VALE, EM JULIETA QUINTAL, EM JURGLEIDE ALVES SAMPAIO, EM KIOLA SARNEY, EM RAIMUNDO TELEFRE SAMPAIO e EM SARA KUBITSCHEK.

A ação é uma iniciativa da UEMASUL – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, FAVALE – Faculdade Vale do Aço, IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão e escolas públicas e privadas de Açailândia, durante os dias 25 e 26 de outubro, no Salão de Eventos da Igreja de São Francisco.

Sob o tema: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Região Tocantina contou com minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres, mostra de inovação e tecnologia e palestras. O evento foi realizado em parceria com instituições de ensino superior e médio e privadas do município e apoio da Secretaria Municipal de Educação que indicou as escolas da rede pública para o evento.

O tema deste ano colocou em debate o potencial para o uso sustentável da biodiversidade, objetivando fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia, devendo ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas ao tema.

A Secretária Municipal de Educação, Karla Nascimento, compareceu ao evento e fez questão de visitar cada estande, apreciando os trabalhos e pesquisas dos alunos da rede pública, bem como as atividades apresentadas pelas outras escolas. “Os alunos da rede pública de Açailândia, estão participando nesta Feira com os melhores trabalhos apresentados em outras “Feiras do Conhecimentos”. É uma experiência única, além de ser muito importante para divulgar a ciência e tecnologia para que as pessoas percebam que a tecnologia participa do dia-a-dia de todas as atividades e motiva os jovens para as carreiras de ciência e tecnologia”, pontuou a Karla Nascimento.

Com mais de 100 estandes e uma estimativa de 1.000 alunos envolvidos, os visitantes puderam se aproximar do que é feito no dia a dia da ciência, com a reprodução de experimentos tecnológicos, entre outras atrações.

Para Eidson Cabral, educador do IFMA, o evento é muito importante para o aprendizado e conhecimento para o alunado, principalmente a troca de experiências entre todos os alunos que participaram da Semana da Ciência e Tecnologia. “Nossos alunos como principais apoiadores juntos com outras instituições, participaram ativamente tanto na organização, bem como no desenvolvimento do evento com apresentações dos trabalhos científicos e outras atividades. Estamos com vários projetos e participando com mais de 50 trabalhos expostos e cerca de 700 alunos envolvidos direto e indiretamente. Esse evento é de grande importância para os nossos alunos do IFMA e principalmente para o município”, finalizou o professor.


ASCOM-PMA-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.