sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

SAAE PARTICIPA DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL E REALIZA PALESTRA DE CONCIENTIZAÇÃO AOS SERVIDORES

                                  

Como parte de seu projeto de Saúde Ocupacional e da campanha Novembro Azul, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Açailândia realizou na ultima segunda-feira (28/11) em sua sede uma palestra com o tema “Saúde do Homem - Câncer de Próstata”.

O PSA e o toque são fundamentais para a prevenção da doença. Dados mostram que 90% dos casos, previamente diagnosticados, são curáveis. O Diretor do SAAE, Halan Nobre, lembrou que a autarquia sempre preza pelos cuidados com seu quadro de funcionários, por isso aderiram a essa tão importante campanha Novembro Azul, esperamos que os servidores também participem e sejam beneficiados com a prevenção”.

A ação é uma realização do SAAE, por meio de sua Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) e da Unidade Assistência Social, Saúde e Segurança do Serviços (UASSSS), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Ambulatório Oncológico "Fabiana Chiva de Castro".
O mês de novembro é mundialmente dedicado a ações de prevenção ao câncer da próstata, com a cor azul simbolizando o calendário. Aproveitando a data, o SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, órgão da Prefeitura de Açailândia, promoveu, na segunda-feira (28/11), uma palestra “Saúde do Homem – Cuidados da Próstata”, com a médica Karla Brandão.

A programação aconteceu no SAAE – serviço de Abastecimento de Água e Esgoto e no Gabinete da Prefeitura e encerrou o ciclo de palestras que o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho realizou durante o mês de novembro de 2022, abordando temas alusivo ao Novembro Azul.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.