terça-feira, 9 de maio de 2023

Conheça a Historia de força, superação e dedicação de Paula Freitas, a noiva da Junina Flor de Mandacaru.

                      
                               

Educadora social de dança, negra e com vivências em projetos sociais desde infância. Acompanhante e amante da Flor De Mandacaru desde 2010 na plateia aplaudindo o trabalho de muitos amigos, sempre recebeu o convite para adentrar a junina mais Paulinha como todos há conhecem iniciou sua trajetória junina no ano de 2015 " Meu Sobrenome é Babaçu, pela primeira vez em quadra ensaiando e conhecendo o universo junino, nunca esqueceu o quanto foi acolhida e abraçada pelos que estavam ali. Nesse mesmo ano além de ser ovacionada nos arraiais por onde passaram a junina flor de mandacaru participou pela primeira vez do nacional de quadrilha juninas em Parnaíba, sendo a única junina do Maranhão há se colocar em 6° lugar.

O sonho em conjunto ainda poderia ser maior, se responsabilizando, ajudando e se dedicando, Paulinha pode voar e alcançar no maior são João do mundo o 3 lugar. A junina flor de mandacaru brincou e superou com espetáculo pipa nas asas do recomeço e eu estava lá.

É preciso lembrar que nenhum ano é fácil, o que cada integrante passa pra está ali, pra conseguir dançarmos o espetáculo do ano é muito trabalho duro, suado e coletivo. Mas não existe nada que supere tamanho amor, encontramos forças um no outro e juntos superamos cada desafio. Tudo pelo nosso são João. Minha admiração a todos que fazem quadrilha, que brincam o são João e se entregam pra fazer acontecer.

Em 2017 está pela primeira vez na Globo, foi intenso, porque o Maranhão não precisava apenas ser visto. Precisamos encontrar respeito pelo nosso jeito de fazer quadrilha, levantarmos a bandeira de que nós também podemos ser melhor. E por que não ali, foi lindo e gratificante. Seguimos fazendo história.

2018 vivenciei a quadrilha manter firmes com muito trabalho. No dia do arraial da mirante muitos ali, terminando os sapatos de 2017 pra aproveitar no espetáculo de 2018, alguns anos são mais difíceis. Foi o ano que mais perdemos títulos que não são mais importantes, porém fazem parte da nossa trajetória. Fomos felizes em também estar em Mossoró, cidade Junina, mais uma vez estávamos entres as melhores, as grandes por merecer por também ter construído na nossa trajetória grandeza, A energia daquele arraial estremeceu nossos corações. É importante Falar das tantas oportunidade que nós quadrilheiros temos de sair do nosso estado para trilha outros, mostrando nossa arte, nossa cultura, nosso trabalho.

Paulinha não imaginava como o ano de 2019 seria tão, mas tão especial e importante na sua carreira artística, sua vida pessoal e no mundo junino, recebeu nesse ano o manto branco. Voltando de uma cirurgia no menisco realizada em janeiro de 2019 pode brilhar com espetáculo "O Divino Sou Eu". Eu não esqueço desse ano em especial. Meu primeiro como noiva, eu passei a quarta no madrucaru ( A noite inteira) e a quinta o dia inteiro em bordados dos estandartes e ajudando na confecção de materiais pra esse espetáculo, e eu era só uma das muitas que estavam ali tentando deixar tudo pronto, por ser o primeiro como noiva, recebi muitas críticas e elogios mais foram elas que me reergueram e me mantiveram grandes desafios.

Nesse ano fomos campeãs por onde passamos e mais uma vez poder está na globo nordeste representando Açailândia- Maranhão foi maravilhoso, Fomos e somos grandes, vê de perto tudo que nossa flor vinha conquistando foi uma honra. A partir dali já era Paula Freitas a noiva da junina flor de mandacaru. Gratidão pelo divino ter me escolhido por poder ir em Alcântara local de pesquisa do espetáculo, e conhecer de perto a ilha do livramento (local onde existe o túmulo da mulher de branco personagem a qual eu representei com muito carinho).

Esse ano em especial tivemos pela primeira vez ajuda pela lei de incentivo a cultura, isso fez total diferença por tudo que a junina já havia passado anos atrás para se manter, tornando algumas coisas mas possíveis sem tantas labutas. Porém não deixa de ser trabalhoso, árduo. Foi importante pra nós integrantes, ter mais apoio e cuidado com nosso espetáculo.

2020/ 2021 chegou e com eles a pandemia devastou nossos corações por tantas perdas, eu também senti a dor da perda de não poder se despedir, meu sogro nos deixou como tantos outros que lutaram contra essa doença que levou muitos de nós, deixando tantas incertezas no que mais poderia acontecer, participei da live da junina Flor de mandacarú que consequentemente foi realizada nesses dois anos. Em 2021 o milagre de gera chegou na minha vida e eu estava ali com o maior amor que existe. Vestindo branco 7 meses de gravidez recebendo na live um chá de beber pro meu Josias, tudo organizado pela A Família Flor de mandacaru. Me mantive firme e esperançosa. De que logo pudéssemos cantar e encantar nas noites de são João.

A arte salva, Cantar Dançar atuar, 2022 sem Dúvidas foi extremamente importante, desafiador, Não só pra mim mais para todos que estavam ali retornando. Com meu  bebê com  três meses de vida,  voltei para a  quadra, mantive meus compromissos com minha junina, e poder receber o apoio das Mãedacarú, Marias e tantos outros amigos que me acolheram, me ajudaram e fizeram eu  acreditar que seria possível. Sem eles não teria conseguido, as cobranças e incentivos vinham de mim mesmo, mas principalmente da vontade de sentir de novo aquele arrepio que só as noites de são João lhe permiti, O espetáculo MARIAS trouxe força e privilégio de viver mais uma história.

2023, Mais um Desafio, meu coração está grato pelo personagem que me confiaram. Bumba, Amor e liberdade vai ficar pra história.

Não poderia deixar de agradecer ao meu parceiro e noivo Talisson Santos que no ano de 2022 surpreendeu e se destacou com personagem de José Luís Fernando, obrigado por me ajudar. Saiba que vc tem minha total admiração e carinho, artista incrível no qual tenho privilégio de estarmos mais um ano compartilhando nossa arte, em 2023 tenho certeza que seguiremos fazendo história encantando com que sabemos fazer de melhor, cantar, atuar e dançar o nosso são João, minha gratidão a cada brincante que se dedica arduamente por nossa junina, os da cidade de Açailândia e dos municípios vizinhos, nossa diretoria que trabalha incansavelmente, as Mãedacarú que todos os anos nos acode com todo seu amor, gratidão ao público que todos os anos abraçam nosso espetáculo, vocês sem dúvidas fazem nosso espetáculo se torna mais prazeroso e grandioso, a nossa necessidade de arte vem do olhar carinhoso dos aplausos e do amor que recebemos por onde vamos, Que são João 2023 da nossa Flor invada os arraias e deixe em cada coração a nossa força, nossa alegria e nosso amor.

#Volteiprabrincar


#Bumba: Amor e Liberdade







Crédito das fotos: Fotógrafo Henrique Sales

6 comentários:

  1. Falar da Paulinha enche meu coração de amor, admiração. Paulinha é admirável pela entrega, compromisso, disciplina e principalmente humildade. Em 2019 tive o privilégio de dançar ao lado dela, estava grávida, e pude ser acolhida por ela .. isso só demonstra a grandiosidade que é essa mulher. Parabéns Jasiel por matérias incríveis.... dar gosto ler esse blog.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda essa minha noiva, uma grande guerreira e uma artista excepcional. 😍❤️🔥🐃🌵👏🏼👏🏼👏🏼 E que matéria linda. 🤩

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pela oportunidade, é sempre bom mostra os artista que nossa grande Açailândia possuem . .

    ResponderExcluir
  4. Uma artista completa ❤

    ResponderExcluir
  5. Noiva mais linda e talentosa!

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.