quinta-feira, 9 de maio de 2024

Flor de Mandacaru lança projeto “Aprendizes Junino”



O programa visa atender jovens da rede municipal de ensino em situação de vulnerabilidade social.

No último dia 07 de maio, a Associação Cultural Flor de Mandacaru, lançou oficialmente o projeto “Aprendizes Junino”, a cerimônia de lançamento que contou com a presença de autoridades e sociedade civil aconteceu na escola Crislaine, mesmo local onde o projeto vem sendo desenvolvido.

O projeto é uma realização da Flor de Mandacaru em parceria com a Prefeitura Municipal de Açailândia através da Secretaria Municipal de Educação e tem como patrocinadores o Instituto Vale, o Instituto Unipar e Unipar e tem como pilar as artes cênicas e a temática folclórica das festas juninas. Movimento cultural que a associação já defende há 15 anos e que acredita ser uma grande ferramenta de transformação social.

“O ´Aprendizes Junino´ é um sonho que estamos realizando, já trabalhamos com jovens há muitos anos, mas sempre esteve em nosso coração a concretização desse projeto, onde podemos também ajudar as crianças de nossa cidade”, disse a coordenadora do projeto Iolanda Nogueira.

No total, 100 jovens em estado de vulnerabilidade social cursando do 6° ao 9° ano da rede municipal de ensino público estão sendo contemplados pelo projeto que acontece no contra turno escolar. Mais de 25 profissionais estão envolvidos e as principais atividades realizadas são oficinas, workshops e seminários que oferecem conteúdo teórico e exercícios práticos relacionados ao universo das quadrilhas juninas.

O Assessor Técnico da secretaria de educação Antônio Erismar falou da importância do projeto. “Esse é um projeto está fazendo história em nossa cidade e ficamos muito emocionados em ver algo tão bonito que ajuda na construção de nossos cidadãos”.

Sobre a Flor de Mandacaru

A Associação Cultural Flor de Mandacaru nasceu como movimento junino e agrega os mais renomados artistas culturais da cidade e região. Ao longo dos 15 anos de existência tem a experiência de unir em um tripé dança, teatro e cidadania, fortalecendo a cultura e a educação dos mais vulneráveis em Açailândia–MA.

A entidade visa ainda promover a inclusão social de adolescentes criando conexões para convivência familiar e comunitária, tendo sempre como objeto de catalisação e intersecção o propósito de construir um espetáculo junino e levá-lo ao tablado não apenas na qualidade de produto cultural, mas como símbolo de força e resistência de uma comunidade e, acima de tudo, preservação dos conceitos e arquétipos herdados por nossos ancestrais.

Assessoria FM.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.