A Ferrovia Norte-Sul é a espinha dorsal logística do Brasil, conectando regiões produtivas aos portos do país. Ela reduz custos e impulsiona o transporte de cargas como grãos e minérios. 📦
O novo trecho ligará Açailândia (MA) a Barcarena (PA), passando por 12 municípios e promovendo o desenvolvimento de cidades como Itinga do Maranhão, Dom Eliseu, Paragominas, Tomé-Açu, Tailândia, Moju, Abaetetuba e Barcarena. 🏗️
O governo federal já concluiu os estudos técnicos e ambientais. A ferrovia será independente da Estrada de Ferro Carajás, ampliando o escoamento até o porto de Vila do Conde. 📊
A minuta do edital será enviada ao TCU nos próximos meses, com leilão previsto para 2026. 🗓️
Serão 535 km de trilhos, cruzando rios, igarapés e rodovias, com baixo declive e menor impacto ambiental. Ideal para reduzir custos operacionais. 🌍
A nova rota deve movimentar R$ 8,5 bilhões por ano em riquezas, gerando empregos e oportunidades para produtores, indústrias e governos locais. 💰
A desapropriação será de apenas 22,3 km², com custo estimado de R$ 434,1 milhões, focada em áreas rurais. 🌾
Hoje, a ferrovia existente depende da concessão da Vale. Com o novo trecho, Açailândia se torna um polo logístico independente e atrativo para novas indústrias. 🏭
A “cidade do ferro” está prestes a se tornar um celeiro de desenvolvimento sustentável e oportunidades! 🚀
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