sábado, 11 de junho de 2011

Do Blog do Wiltonlima: Professores de Açailândia deflagram greve por tempo indeterminado

greve-grave Açailândia – Na manhã de hoje (10), em Assembleia que reuniu mais de 500 professores, ficou decidido pelo indicativo de greve geral em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir das 12h00min de segunda-feira (13).

Na manhã de segunda os profissionais do magistério irão á todas as Escolas avisar a alunos e pais da decisão da paralisação.

A categoria está cobrando do município reajuste salarial que já foi dado pelo Ministério da Educação aos professores de todo o país, na ordem de 15,85%, desde janeiro. O reajuste é calculado de acordo com o custo-aluno do Fundeb e o piso salarial do professor passou de R$ 1.024,67 para 1.187,08, mas a prefeitura se nega pagar o novo piso.

Os professores ficaram aguardando o posicionamento do Secretário de Educação Sergiomar Santos, até o dia 31 de maio, em virtude da database da categoria ser neste mês. No entanto, nenhuma proposta foi apresentada e os professores realizaram uma primeira manifestação, paralisando em meio expediente as atividades, foi quando foram chamados a mesa de negociações.

Uma proposta foi apresentada pelo secretário de 7,5% o que para o professorado foi um desrespeito e uma indecência, sendo que as perdas salariais da classe já ultrapassam a casa de 34%.

Outro ponto de discussão é o abono do Fundeb quem entrou nos cofres públicos desde o dia 29 de abril de quase 3 milhões de reais, e que já deveria ter sido rateado junto aos professores e o prefeito Ildemar em total desrespeito à classe já disse que não irá fazer esse rateio.

Em meio a tanta arrogância e intransigência do executivo municipal, não coube outra decisão aos professores, que não fosse a paralisação por tempo indeterminado das aulas de toda a rede de ensino público de Açailândia. E quem vai pagar o “pato” é o alunado que terá seu ano letivo prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.