sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DEU NO BLOG DO Pr. SILVIO VIEIRA OLHA SÓ.

O legado da família Gonçalves dos Santos: A geração que não teve oportunidade


Por: Pr. Silvio Vieira

AÇAILÂNDIA - No fim deste ano, precisamente em 31 de dezembro de 2011, fecha-se um ciclo de 11 anos em que a família Gonçalves dos Santos comanda os poderes Executivo e Legislativo do nosso município. Isso corresponde a exatamente dois mandatos e meio de domínio total na gerência dos aludidos poderes. Se fôssemos resumir todo esse período de império da família do prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos, poderíamos sintetizar na seguinte expressão 11 anos de pura incompetência!

Não precisamos dizer muito coisa para demonstramos na prática o que estamos afirmando. A família Gonçalves dos Santos (inclua-se, Petrônio Gonçalves, Hélio Santos, Élson Santos e Segiomar, etc, os quais estão sendo cotados para substituir o prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos, o patriarca da família) tem nos deixado uma herança maldita.

Eu nunca vou esquecer os 3 mandatos dessa família, que por mais de uma década vem nos governando. Faço parte de uma geração que não teve oportunidade nesse governo incompetente, nesse governo oligárquico, onde somente uma minoria, principalmente parentes e amigos, tem tido a oportunidade de prosperar, enquanto que 99% dos cidadãos dessa cidade, tem sido excluído do sistema, ficando de lado, vindo a padecer das necessidades mais básicas de um governo, como saúde e educação.

E é exatamente sobre educação que eu quero falar. Para mostrar a você leitor o porquê de não podermos ter outro parente (Petrônio, Hélio, Sergiomar, Élson) ou até mesmo amigo (Aluízio, Quininha, Benjamim) do prefeito Ildemar na prefeitura em 2013, pois se tivermos esta infelicidade, tudo demonstra que teremos mais 4 anos de retrocesso em nosso município.

Meus irmãos açailandenses, vejam o que estes senhores, Ildemar, Petrônio, Hélio, Sergiomar, Élson, Aluízio, Quininha, Benjamim, que hoje nos governam, aprontou para cima da minha geração, vejam o legado que eles estão nos deixando em cerca de quase 12 anos no poder. Vou citar apenas um fato, que vai demonstrar o quanto eles são incompetentes e não tem compromisso com o povo dessa cidade. Não merecendo nunca mais um voto de confiança, quando o assunto for política.

Em 2004, nasceu o projeto da ACEARIA, todos nós somos conhecedores do projeto do Dr. Ricardo Nascimento, dono da siderúrgica Gusanordeste, localizada no Distrito do Pequiá, que gera diversas divisas para os cofres da prefeitura municipal de Açailândia.  Dr. Ricardo Nascimento, teve o sonho de empreender uma grande empresa no ramo de acearia, e, aprouve Deus, em sua infinita Graça, fazer-lo instalá-lo a referida empresa em nossa cidade.

Fomos contemplados com um grande projeto, que geraria cerca de 2 mil empregos para milhares de família de nosso município. Todos os jovens açailandenses ficaram felizes ao passar na rodovia BR 010 ou Br 222, se deparar com uma placa grandiosa nos informando desse benefício. Significava para todos nós, trabalho, estudo, oportunidade, tudo que um jovem quer para ser feliz.

O que eu pensei foi o que muitos jovens pensaram: “Agora sim eu vou estudar! Vou ter a oportunidade de trabalhar e melhorar a qualidade de vida da minha família!” Isso veio à minha cabeça e também na cabeça de muitos outros jovens, porque uma empresa do porte da ACEARIA, para funcionar, precisa de Engenheiros Civil, Mecânicos, Eletrônicos, Químicos, Ambiental, Florestal, da Computação, precisa de Administradores, Biólogos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Médicos, Advogados, Operadores Logísticos, Tecnólogos da Informação, Operador de Sistema de Informação, Mineração, etc, etc...

Pensava eu, que o prefeito municipal juntamente com seu secretariado, fosse à procura das Universidades e Faculdades, para que estas se instalassem em nossa cidade, nos proporcionando a formação adequada em uma daquelas áreas de trabalho, para que quando a ACEARIA entrasse em operação, pudéssemos levar nossos currículos para ocuparmos os melhores cargos oferecidos por esta empresa. No entanto, o sonho durou muito pouco, pois a família Gonçalves e os seus amigos que dão sustentação ao seu governo, não se esforçaram para irem buscar as referidas escolas para que pudéssemos estudar.

Lamentamos informar, mas, quando a ACEARIA entrar em operação, para nós, os jovens da minha geração, estão reservados apenas o emprego de lavar o banheiro e abrir o portão, pois a mão de obra qualificada, necessária para o funcionamento da ACEARIA, irá vir toda do Centro-Sul do país, mormente Minas Gerais e Espírito Santo, onde estão as melhores faculdades do ramo de mineração. Nós, os filhos desta cidade, vamos ficar aqui apenas chupando o dedo, enquanto que pessoas que irão vir de outros estados ocuparão os melhores cargos, ganharão os mais altos salários, que poderia ser meu e teu, se esta família, que nos governa a cerca de 11 anos, fosse comprometida com o povo da nossa cidade.

Nossa cidade tem milhares de seus filhos desempregados, que pela inércia da família Gonçalves, não terão oportunidade de trabalho na ACEARIA, pois não tiveram a chance de se especializar, de se capacitar, de se reciclar ou até mesmo de estudar para ocupar uma vaga de emprego na ACEARIA. Qual custa o prefeito teria para viajar ao sul do país para buscar as faculdades??? Senhores, nenhum. Isso se chama incompetência e falta de compromisso.

Não podemos mais tolerar esta situação. 2012 está chegando, vamos dar um basta na família Gonçalves e naqueles que tentam nos enganar, vindo de sapatinho de algodão, vestido de ovelha, que no fundo são verdadeiros lobos. Estes que se chamam de nomes novos, que na verdade, podem até serem novos, mas que fazem parte de um grupo tão velho quanto minha avó. Eles estão querendo dar continuidade ao retrocesso e ao fracasso. Chega! Vamos mudar! Vamos renovar! Uma nova Açailândia é possível. Jovens de toda Açailândia uni-vos!


*Pr. Silvio Vieira
Bel. em Direito pela FACIMP
Bel. em História pela UEMA
Bel. em Teologia
Pós-Graduado em Gestão Empreendedora pela FAMA
FONTE: http://prsilviovieira.blogspot.com/

2 comentários:

  1. SOU SEU APAIXONADO POLITICO INTEGRO;VAMOS LIMPAR AÇAILÂNDIA!!! ÀS RUAS É AVENIDAS,DO NOSSO MUNICIPIO;O ESGOTO A CÉU ABERTO,ESTA PARA TODOS OS LADOS;O ASFALTO QUE FIZERAM, TAMBEM NÃO TEM QUALIDADE,PARA FICAR MUITO PIOR,COM BLOQUETE E REMENDADO,QUANDO REMENDAM COM ASFALTO,FICA TODO ONDULADOS;TODOS QUE FORAM PREFEITOS,FIZERAM DO MESMO JEITO,SEM QUALIDADE!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigatoriamente o pastor Silvio Vieira terá que sair a candidato nesta eleição. Precisamos de um político do nível dele ou no executivo ou no legislativo.

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.