quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NOVIDADE: SECRETARIA DE SAÚDE COMEÇA A PREPARAR CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO



O CEMUR contará com Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, O Centro será equipado com aparelhos modernos e profissionais especializados!

O CEMUR surge na cidade de Açailândia como uma importante e valorosa ferramenta de promoção, proteção e recuperação da saúde de seus habitantes, fazendo-se o principal promotor do terceiro nível das ações de saúde do município, a reabilitação.  O mesmo presta assistência local e regional para àqueles cidadãos que possuam algum tipo de disfunção física e funcional ou deficiência de caráter congênito ou adquirido, transitório ou permanente que os impossibilitem de exercer suas atividades de vida diária e laborativas, reinserindo estes como seres ativos e livres no convívio familiar e social.

Como ser´o CEMUR, interno!
Amplamente difundido e valorizado na capital de nosso Estado (São Luís) e em outras grandes cidades (com outros nomes como CERF, CEMURF, CENF, CAISI) do nosso interior como Bacabal, Pedreiras, Caxias e Santa Inês, o município de Açailândia será o quinto no Maranhão a receber instituição semelhante, estando a frente até mesmo de Imperatriz no que se refere a este tipo de serviço público. Após sua instalação a cidade poderá contar com um dos mais modernos e bem equipados destes Centros de Reabilitação, o que vem de encontro tanto ao anseio populacional por aumento em sua qualidade de vida, como também da vontade político-administrativa deste novo governo em promover uma mudança no atual paradigma de sua saúde, ou até mesmo de realizar um “up grade” nas ações de saúde já prestadas aos usuários do SUS.

CEMUR, ilustração interna!
 Uma vez funcionando, o CEMUR servirá também como referência e contra-referência, isto é, recebendo e encaminhando pacientes para outras especialidades como a clínica médica, cardiologia, neurologia, geriatria, traumatologia e ortopedia, medicina esportiva e fisiatria, reumatologia, pediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, pneumologia, imaginologia (radiologia geral), educação física entre outras dependendo do quadro de ações de saúde do município. Dentre a miríade de comprometimentos encaminhados por estas especialidades para tratamento no CEMUR, destacam-se alguns exemplos mais comuns como: os transtornos traumato-ortopédicos tais como as luxações, pós-fraturas, pré e pós-cirúrgicos, distrofias após imobilização (pós-gesso e/ou acamação); desportivos como os entorses, as luxações e as contraturas músculo-esqueléticas e articulares, as lesões tendíneas e ligamentares; DORT/LER (doenças relacionadas ao trabalho ou por esforço repetitivo); dores de coluna ocasionadas por hérnias discais, osteófitos (bicos de papagaio) e compressões nervosas (radiculopatias compressivas); desvios de eixo vertebral (escoliose, hipercifose e hiperlordose); esporões de calcâneo e outras entesites; artrites; artroses; bursites; osteoporose e etc... além de quadros dolorosos agudos e crônicos. Neurológicos como os acidentes vasculares encefálicos (AVE`s); as síndromes neurológicas (Paralisias Cerebrais, Down, Alzheimer, Parkinson); neuropatias metabólicas; lesões medulares parciais e completas do tipo paraplegias, tetraplegias, paraparesias, tetraparesias; nevralgias agudas e crônicas; paralisias faciais; lesões de ramificações nervosas periféricas e centrais; distúrbios da fala e audição; afasias e disfasias; problemas de deglutição e comunicação oral, gestual e escrita entre muitos outros.

 De modo sucinto, o CEMUR estará também atendendo outros acometimentos de diferentes áreas como as pneumopatias (pneumonias, enfisemas, bronquites, derrames pleurais); doenças cardiovasculares (trombose venosa profunda e superficial, edemas, deficiência circulatória e pós-cirúgicos relacionados), além seqüelas causadas por diabetes, hanseníase entre e demais agravos.

Um Centro destes tem sido comparado nos municípios onde está funcionado, a um “divisor de águas”, no que tange principalmente aos significantes benefícios proporcionados aos seus cidadãos, o que consolida de vez sua presença e importância dentro de uma gestão municipal que quer deixar sua marca administrativa para a posteridade. Após implantado, o mesmo tende a permanecer entre os “carros-chefe” da saúde, fazendo-se até mesmo sobressair em relação a alguns setores mais antigos e de renome na administração. Isto faz com que em vários momentos tanto a população quanto os próprios gestores promovam uma associação e comparação entre “o antes e o depois do CEMUR” principalmente no que diz respeito à sua importância e às mudanças sociais e de qualidade de vida que este promove com seus serviços.

É válido salientar que seus números são excelentes e ainda precursores de um senso comum de trabalho, compromisso político, social e humano da parte da administração pública para com sua cidade e região. Um Centro recém inaugurado e com cerca de 7 terapeutas como é o caso deste, chega a beneficiar entre consultas, avaliações, solicitação de exames complementares e atendimentos... cerca de 105 pacientes por dia, e a realizar 250 procedimentos diários. Isto trabalhando de forma desafogada, onde cada profissional atende seus 15 pacientes de rotina. Desta forma serão 1.750 procedimentos semanais e 7.000 mensais.

Asscom-PMA

Um comentário:

  1. Quando é que vai sair o pagamento do servidores publicos... porq a administração passada nao atrasava pagamento nao ...

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.