quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Açailândia : Gestores de 06 cidades debatem saúde publica de qualidade para a regional de Açailândia.

A prefeita Gleide Santos (PMDB), realizou através da secretaria municipal de saúde (SMS), na manhã desta quinta-feira 07 de fevereiro/ 2013 no auditório do SEBRAE - O 1º Encontro Regional dos Gestores Municipais da Saúde.

“O grupo inicialmente busca encontrar soluções na melhoria da saúde publica,como também criar projetos para conquistar mais recur$o$ na área da saúde resolvendo de vez problemas antigos que envolve os seis 06 municípios vizinhos.”

Objetivando Unir Forças com todas as prefeituras e secretarias municipais de saúde da região sudoeste do Maranhão especialmente com os Prefeitos, vice-prefeitos, secretários de saúde, técnicos reunidos em um debate que durou aproximadamente quatro 04 horas, buscando o entendimento coletivo para o melhoramento da saúde nos seis 06 Municípios da regional de Açailândia participantes do 1º encontro dos gestores municipais das cidades participantes; (Açailândia ,Buriticupu ,Cidelândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga - Ma e São Francisco do Brejão ).

O evento, contou com a participação de vinte cinco 25 gestores municipais, que discutiram abertamente vários assuntos relacionados à saúde municipal, sendo o principal deles a dependência da cidade de IMPERATRIZ na questão da alta complexidade hospitalar.

O Encontro buscou esforços conjuntos para o funcionamento correto do (SUS) na regional envolvendo os seis 06 municípios, efetivando os mecanismos necessários para a escolha de um grupo de pelo menos oito 08 secretários de saúde, que estejam sintonizados e preparados na resolução dos problemas existentes dentro dos municípios, com esse primeiro passo, o grupo segue organizado na tentativa de um contato positivo junto ao Governo do Estado do Maranhão e também com o Governo Federal representando legalmente os interesses de todos os seis 06 municípios envolvidos.

Participaram do evento ; o Secretário municipal de saúde de Açailândia Dr. Denison Gigante, Prefeita Gleide Santos (Prefeita de Açailândia), Iracilda Assessora de comunicação da saúde (Governo do Estado do Maranhão),Deputado Estadual Hélio Soares (PP),Cleber Flôr (secretário de saúde de Buriticupu), Zé Gomes (prefeito de Buriticupu), Bosco (vice-prefeito do Itinga-Ma),Abidala Filho (Vice-Prefeito de Bom Jesus das Selvas, Elivan (Ex vereador de Cidelândia),Linderval, Assis,Luis James (secretario de articulação politica de Açailândia entre vários outros integrantes como; (Arquitetos, Projetistas e Engenheiros) representantes dos municípios envolvidos.

O evento foi organizado pelo secretário de saúde de Açailândia (Dr. Denison Gigante) e teve o pronunciamento da maioria dos participantes que reforçaram a importância da realização deste primeiro encontro com os gestores municipais da Saúde, a iniciativa contou com a adesão dos principais gestores das cidades envolvidas no pacto pela melhoria da saúde municipal dos seis 06 municípios, desta forma “contribuindo para diminuir as distâncias entre os municípios o estado e Brasília, procuramos com essa atitude a solução da grande parte dos problemas da população destas cidades, tendo como missão principal a união das forças...para melhorar o atendimento em Açailândia reforçou a Prefeita Gleide Santos.

Em outro momento, os participantes foram visitar às dependência da Empresa Vener Line ,onde se confraternizaram em um almoço servido aos gestores que aproveitaram a ocasião descontraída no aprofundamento maior dos diversos assuntos relacionados às respectivas administrações bem como da política estadual e nacional marcando assim o encerramento dos trabalhos do primeiro encontro.

Os gestores destacam-se pelo grande interesse na composição e número de sua delegação (gestores),com prefeitos,vice-prefeitos,secretários municipais e técnicos que estão preocupados em achar soluções para todos os seis 06 municípios que necessitam de uma saúde publica de qualidade, melhorando o mais rápido possível o atendimento para seus milhares e milhares de munícipes.

Seguido a programação do Encontro, os gestores conheceram a futura Instalação do Hospital da Criança (HC) que esta sendo preparada em Açailândia no antigo prédio do hospital Jerusalém tendo como data prevista para abertura e funcionamento no começo do mês de março /2013.

O grupo de gestores ficou entusiasmado com o empenho na aceleração das obras do hospital da criança (HC) parabenizando a iniciativa da prefeita Gleide Santos,em uma demonstração de apoio e colaboração incentivando a realização deste importante sonho Açailandense merecendo destaque por parte de todos os gestores.

Outro ponto importante desta quinta-feira 07/02, foi acompanhar de perto a prefeita Gleide Santos juntamente com o deputado Estadual Hélio Soares, e todo “Grupão de Gestores dos 06 municípios” em uma visita de trabalho ao Hospital Municipal de Açailândia (SESP).

Onde na Oportunidade foi Verificado in loco às muitas mudanças observadas coletivamente naquele hospital , que nesta fase respira novos ares, e, que também atende as demandas dos 06 municípios no atendimento e internamento hospitalar de milhares de pacientes vindos de toda essa grande regional ligada à Açailândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.