quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretaria de Educação lança programação da Jornada Pedagógica 2013


O evento foi realizado na noite da ultima segunda feira 4

O templo da Igreja Vida, Centro de Açailândia, ficou completamente lotado de educadores que assistiram duas apresentações antes da fala oficial da secretária Elaine Beatriz.
Autoridades como secretários e vereadores estavam presentes e prestigiaram a cerimonia com grande expectativa. Para o Vereador Márcio Aníbal o evento foi bastante proveitoso e renovou as esperanças de melhorias para a educação do município, “Foi muito importante a realização dessa grande programação, a secretária Elaine Beatriz fez um bom trabalho junto com sua equipe, o que mostra a sua capacidade e o seu interesse em elevar ainda mais os nossos índices educacionais” disse Márcio.

Para iniciar a apresentação da programação letiva, a secretária apresentou através de telão, um musical de sapateado, ao final explicou que a educação deve ser como aquela apresentação, onde o líder deveria ser multifuncional. “Esse musical nos mostra uma excelência em arte de sapateado, mas ele nos mostra uma característica interessante, uma hora o líder do grupo estava à frente, outra hora estava atrás, em outro momento ele estava ao lado dos demais liderados, isso nos ensina que devemos estar ligados e trabalhando em unidade, com máxima concentração, afinal de contas somos responsáveis pela educação dos filhos de Açailândia” explicou Elaine.

A secretária deu segmento a cerimonia apresentando os índices e as metas do governo Gleide Santos para a educação municipal a partir de 2013. Através de gráficos e estatísticas, a secretária explicou também os números dos últimos 2 anos e mostrou as cidades que mais evoluíram no Maranhão. Açailândia não aparece nem entre as 10 cidades com melhor qualidade de ensino público no estado.

Os pontos debatidos para melhorar a qualidade do ensino foram entre tantos, a alfabetização, correção de fluxo e gestão escolar. Foi anunciada a premiação que o governo dará para os melhores nas escolas, dentre esses escolhidos estarão: alunos, professores, diretores e demais funcionários envolvidos na educação municipal.
Na educação inclusiva a secretária anunciou a construção de um centro especializado para atender as pessoas com maiores deficiências, aquelas que ainda não foram para a sala de aula por motivo de deficiência mais agravada.

As ações determinadas para a execução das politicas educacionais serão a valorização dos profissionais de educação, elaboração do plano municipal de educação, articulação com o conselho municipal de educação e demais organizações da sociedade civil entre outros.

Em parceria com o instituto Ayrton Senna, serão levantadas metas para aumentar o nível dos alunos com menor desempenho, visando assim, o nivelamento desses alunos com os demais de sua faixa etária.

Finalizando sua apresentação de metas, a secretária Elaine Beatriz mostrou o índice que Açailândia precisa alcançar segundo o Governo Federal para ter aproveitamento de 100% do ano letivo entre alunos, professores e diretores.

A prefeita Gleide Santos enfatizou que a maior responsabilidade sobre a educação é dos professores e diretores: “Sem querer desmerecer os demais que apoiam a educação, mas a maior responsabilidade da educação é de vocês professores e diretores, por que são vocês que estão lidando com os alunos diretamente, e sei que todos que estão aqui são sonhadores, e querem que a educação de Açailândia seja cada dia melhor”, enfatizou Gleide Santos.
Gleide também anunciou que já estão sendo planejadas as festividades da educação e anunciou que já esse ano haverá o desfile de 7 de setembro que será uma grande festa, segundo a prefeita.

Gleide noticiou em primeira mão que já está em negociação com o Banco do Brasil para a construção de casas através do programa Minha Casa minha Vida, para os funcionários públicos. Segundo a prefeita, o objetivo é construir em local privilegiado, um complexo de casas diferenciadas para os funcionários públicos.

Sobre a merenda escolar, Gleide se mostrou preocupada com esse ponto que por anos ficou deficiente no município e anunciou que já fez a lista de alimentos que serão colocados nas escolas. A prefeita afirmou que vai usar a culinária e os produtos locais, ação que será desenvolvida em parceria com os produtores do município, vai implementar o cardápio das crianças para elas desenvolverem melhor suas atividades escolares. Gleide foi bastante aplaudida no momento em que anunciou que tirou a bolacha de água e sal do cardápio da merenda escolar do município.

A prefeita anunciou ainda a construção de uma piscina Olímpica para os alunos da Rede Pública de ensino de Açailândia. Segundo ela, essa piscina vai dar condições aos alunos de se prepararem para competições em diversos níveis e categorias, e a forma de participação das equipes será o índice do próprio aluno dentro da sala de aula.
Após o lançamento oficial, os educadores passarão a semana em reuniões da Jornada Pedagógica  e na próxima semana as aulas terão inicio em toda a rede municipal de ensino.

Assessoria de Comunicação/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.