quarta-feira, 17 de abril de 2013

Açailândia : Prefeita Gleide Santos Debateu Sobre Resíduos Sólidos Com a Comunidade.


A prefeita de Açailândia,Gleide Santos (PMDB), marcou presença na 5ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AÇAILÂNDIA, nesta terça-feira (16/04) no Auditório do CEA - Centro Empresarial de Açailândia localizado na Rua Maranhão Bairro Getat.

O Evento reuniu Autoridades, Promotor de Justiça, representantes institucionais e de organizações privadas, Vereadores, Empresários, Estudantes, Educadores, Ambientalistas, membros da sociedade civil organizada, Secretários do governo municipal para tratar sobre resíduos sólidos nesta que foi a quinta audiência a ser realizada neste sentido.
 
A participação da comunidade é de vital importância para o planejamento de mecanismos que realmente atinjam os objetivos propostos, pois é comum entre a população dúvidas em relação à maneira correta de descartar os resíduos comerciais e industriais.
  
A Prefeitura está dando ampla divulgação para as audiências públicas sobre tratamento de resíduos sólidos no nosso município, A Prefeita Gleide Santos destacou a Importância da participação de todos para contribuir de forma geral com o debate. A discussão desse assunto interessa a todos os moradores da nossa cidade, O Objetivo da Audiência é mobilizar a sociedade, pois essa é uma ação de cidadania em prol do futuro de Açailândia.Segundo o Pastor Ivo Nogueira, Coordenador do Grupo Força Tarefa do PMGIRS - Açailândia comissão que organiza a audiência, a intenção é chamar e envolver toda população para participar dos debates que atingem a todos os moradores. "Afinal, todos nós produzimos lixo e devemos ajudar a discutir o seu destino. Para que não haja danos ao meio ambiente e consequentemente à nossa qualidade de vida", disse Ivo nogueira.
 
Ele explicou ainda que é uma preocupação do poder público e responsabilidade de todos os moradores cumprir a legislação ambiental referente ao destino dos resíduos sólidos.  A lei prevê, ainda, que os planos sejam elaborados de forma participativa e em articulação com todos os segmentos sociais interessados na questão.

De acordo com relatos bem explicados através Histórias Comparativas sobre os Principais Desafios na IMPLANTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE AÇAILÂNDIA, Os Obstáculos Legais o Promotor de Justiça  Dr.Leonardo Rodrigues Tupinambá disse por ocasião da sua fala que tudo é uma questão de como interpretamos em nossos corações assuntos relevantes como este dos resíduos sólidos, enfatizou que a 5ª quinta audiência é a continuidade do trabalho de divulgação, conscientização e mobilização que o Ministério Público juntamente com a Administração Municipal  debatem conjuntamente sobre a importância do gerenciamento responsável e integrado do lixo para preservar os recursos naturais, promover o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o direito das futuras gerações a um meio ambiente saudável.
  
Para o Secretário de Saúde do Município Dr.Denison Gigante que palestrou sobre A PROBLEMÁTICA ATUAL DO LIXO HOSPITALAR E AS POSSÍVEIS ALTERNATIVAS a audiência serviu para abordar soluções ecológicas do sistema de Saúde Pública e todo seu impacto ambiental no descarte do lixo hospitalar. “Precisamos discutir este assunto de forma a envolver todos os setores da sociedade, enfatizou Dr.Denison Gigante.
  

Já o Secretário Municipal de Meio Ambiente Sr Leonardo Queiroz relatou contando um fato real acontecido na cidade de GRAMADO - RS, sobre uma família de Açailândia que em viagem de férias no Sul do País passou por um constrangimento, pelo fato dos filhos terem jogado embalagens de doces e picolés no meio da rua sendo chamados à atenção pelo Fiscal Urbano que aplicou uma lição de moral aos pais e filhos por terem cometido tal inflação perguntando de que parte do Brasil eles eram, e se não tinha recebido educação?!.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.