terça-feira, 9 de abril de 2013

II Conferência Municipal de Cultura é realizada em Açailândia


A II Conferência Municipal de Cultura de Açailândia, promovida pela Prefeitura Municipal de Açailândia e pela Secretaria de Cultura, com a participação da sociedade civil e poderes constituídos aconteceu nas na sede social da Loja Maçônica Heitor Correia de Melo. A solenidade de abertura ocorreu por volta das 20h00, do dia 04/05, sendo que durante toda a conferência foram abordados eixos temáticos: Cultura; Diversidade, Políticas Públicas e Desenvolvimento e teve como objetivo, a criação do Conselho Municipal de Cultura; Implantação do Fundo Municipal de Cultura, como também discutir a cultura do município. O encerramento aconteceu com a eleição do Conselho Municipal de Cultura.

Durante toda a programação foi desenvolvidas várias apresentações culturais, leitura e aprovação do Regimento Interno; debate entre os diversos grupos participantes acerca dos eixos temáticos. Todos os participantes inscritos na conferência serão agraciados com o certificado de participação. O evento se tornou numa grande atração cultural durante os três dias de realização, onde as pessoas que passavam pelo local adentravam na maçonaria para participar e prestigiar o evento se encantando  e elogiando a diversidade cultural que Açailândia possui.

A prefeita Gleide Santos participou da solenidade de abertura da conferência acompanhada do esposo Dalvadísio Moreira dos Santos, dos vereadores Bento Camarão, Fânio Mania e Sarney Moreira, Lenilda Costa (Presidente da Câmara Municipal), os  secretários de governo Zetinha Sampaio(Ação Social) além de convidados. O evento teve a honra da presença do deputado estadual Hélio Soares que também ficou bastante entusiasmado com o evento, a organização e principalmente pela coreografia e dança apresentadas pelos grupos culturais.

O vereador Bento Camarão a realização a conferência vai surtir um grande efeito dentro do município no que se diz respeito à cultura. Ele alegou que antes  pessoas que tendiam incentivar  grupos culturais não recebiam o devido apoio do poder público “ Nós deixamos muito a desejar porque o poder público esqueceu. A única coisa que Açailândia entende por cultura em Açailândia é o “Açaifolia” ou festa junina. A cultura não pode parar nem se restringir, ela tem que andar. Estamos realizados com esta conferência e o município está de parabéns pela iniciativa da prefeita Gleide Santos”, desabafou Camarão.

O vereador Bento Camarão é um açailandense  que sempre apostou na cultura da cidade e que há muitos anos atrás juntamente com  médico Walter Maxwel e o saudoso “Zezão”  deram início a dança do Bumba-Boi ensinando várias pessoas a brincar o boi, dança genuinamente maranhense, lembrando que na conferência Bento foi convidado a cantar uma “toada” (música de bumba-boi), ocasião em que foi muito aplaudido. O vereador também demosntrou grande interesse no evento juntamente com o nobre colega Sarney Moreira que também é um  percussor em incentivar a cultura na área do teatro.

Representando a Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão, esteve participando da conferência  Francisco Barros, Superintendente dos “Projetos Mais Cultura  e Pronatec Cultura, que ficou enaltecido com o evento de tamanha envergadura onde muito animado se disponibilizou a levar a mensagem para a Secretaria e ao governo do estado no que diz respeito a incentivar  a cultura de Açailândia. Em entrevista à reportagem ele disse que Açailândia está de parabéns pelo potencial da cultura apresentado no  durante o evento, principalmente pela diversidade de grupos culturais que se apresentaram  e mostraram muito brilho, desenvoltura e muita beleza, além da empolgação e emoção dos brincantes.  Para ele açailândia está vivendo um momento novo. “ A princípio estamos vendo a realização da conferência como uma grande e  ótima iniciativa do poder público voltado para a cultura e se tratando de apoio, para isso precisamos fazer um planejamento, ouvindo primeiro a comunidade , agregando as demandas da sociedade civil organizada, principalmente buscando se resgatar as demandas  dos setores  que trabalham a cultura deste município para que a partir daí  se criar um orçamento municipal, buscando a fazer o que é possível dentro dos recursos  que se destinam para os municípios de acordo com que o Estado dispõe.” A conferência foi excelente muito oportuna. A Secretária Olga Simão não pôde comparecer, mas fez questão de me fazer representá-la, para assim agente poder dar todo apoio vindo do governo Roseana Sarney à administração municipal de Açailândia”, finaliza o Chico Barros.

O secretário de cultura deu total assistência ao evento, e como bom anfitrião foi muito prestativo aos convidados  e não deixou de falar da importância da  II Conferência para o município de Açailândia. Em seu pronunciamento Bueno Júnior disse que Açailândia está vivento um momento muito importante em todos os setores, principalmente porque no governo de Gleide Santos, estão pessoas comprometidas com o desenvolvimento e que realmente se preocupam com o futuro. “ Estamos otimistas e muito seguros pela forma de como a prefeita Gleide Santos vem conduzindo  a administração municipal.  A prova é a sua preocupação em realizar esta conferência e pelo fato de ter me dado apoio e aval irrestrito para realizar este evento que todo voltado para o interesse de nossa população e a bem da expansão  e melhoramento da nossa cultura, além  de aperfeiçoar a nossa diversidade cultural que é tão rica”, disse emocionado o Secretário Bueno Júnior.

Ao final da conferência  o secretário apóstolo Bueno Júnior fez um emocionante pronunciamento demonstrando grande gesto de humildade, agradecendo a presença de todos os participantes e por fim chamou toda a equipe de servidores lotado na Secretaria Municipal de Cultura, ocasião em que todos estavam perfilados à frente do palco pediu uma calorosa salva de palmas. Bueno Júnior  muito emocionado e com lágrimas nos olhos, disse a todos que sem aquela equipe comprometida e que não mediu esforços em momento algum, a conferência não tinha condição de ser realizada e mesmo do curto espaço de tempo para o planejamento e execução, foi realizada com muito sucesso. Ele agradeceu também de forma carinhosa o apoio da prefeita Gleide Santos e também da coordenadora de cultura Eulália Dias do Norte.


Assessoria de Comunicação/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.