Pages

domingo, 2 de junho de 2013

Realizada 5ª Conferência Municipal da cidade de Açailândia

“Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!” a conferência discutiu políticas de desenvolvimento urbano.”
Foi realizada hoje, terça-feira (28/05), no auditório da A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, a 5ª Conferencia Municipal das Cidades no município de Açailândia.


Promovida pela prefeitura de Açailândia através da secretaria de Infra Estrutura e Urbanismo, com apoio de secretários municipais, Câmara Municipal e do Conselho Estadual das Cidades (CONCIDADES).

A prefeita Gleide Santos (PMDB),que abriu o encontro, ressaltou a importância da Conferência das Cidades, dizendo que é preciso que todos façam sua parte, tanto os movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, entre outros.

O evento contou um grande número de pessoas e teve como objetivo reunir diversos setores da sociedade para discutir assuntos voltados ao desenvolvimento do município, por meio de temas do cotidiano como: serviços públicos, controle social, habitação, Saúde, Turismo e Infraestrutura Urbana.

O encontro ainda contou com diversas atividades, como palestras, debates e a escolha dos delegados que representarão Açailândia na conferência estadual.
Entre as autoridades estavam Secretários do Governo Municipal, Representantes do Poder Judiciário, Representantes de Entidades, Imprensa e Representantes do Poder Legislativo Municipal.

Para a Representante do Conselho Estadual das Cidades, Srª Benedita Gonçalves, todas as sugestões discutidas na 5ª conferência realizada em Açailândia serão analisadas para  serem apresentadas na conferência Estadual que acontece em Agosto na Capital Maranhense.

A Prefeita Municipal Gleide Santos (PMDB) por ocasião da sua Fala em entrevista ela relatou: Acompanhamos um crescimento muito grande em nosso município; Crescimento físico, demográfico e econômico.

“Hoje nossa cidade não é mais cidade mediana estamos caminhando rapidamente para sermos uma Cidade de Grande Porte e temos que nos adaptar a essa realidade”.

“No mundo moderno em que vivemos o planejar é de suma importância. As pessoas podem até não enxergar, mas é importantíssimo, sobretudo para o futuro da nossa cidade, para as novas gerações. Não adianta a gestora municipal fazer as coisas de qualquer maneira, sem um planejamento, porque isso acaba dando muito trabalho no futuro. É por isso que é muito importante a participação da nossa sociedade nessa conferência. É nela que vamos discutir o planejamento e encontrar as soluções de nossa cidade, observou a gestora municipal Gleide Santos.
 
No Período da manhã foi realizada uma palestra tendo como foco o plano diretor de infraestrutura e urbanismo (Criado em 2006) , falando sobre as soluções de se construir uma cidade para o futuro dando como exemplo os vários focos importantes como a mobilidade urbana, segurança, turismo e acessibilidade. Dr. Rocha Neto, Alertou todos os participantes para se envolverem nas Pequenas Transformações dentro do município e que comecem pelas mais fáceis como a calçadas de suas próprias casas relatou o Controlador Geral do Município Dr Rocha Neto, dando como exemplo a casa onde reside que foi alterada e quebrada toda a calçada que não estava em conformidade com o código de postura do município.

Após as explanações do Palestrante, membros de diversas áreas discutiram através de debates relativos aos eixos principais abordados na conferência: Reforma Urbana, Habitação, Políticas Urbanas, Saneamento, acessibilidade, Transporte e Mobilidade. As proposições apresentadas pelos grupos serão encaminhadas aos delegados eleitos no evento, que levarão à edição estadual do evento em agosto.

Para o Secretário Municipal de infraestrutura e urbanismo, Dr.Wagner Nascimento, a conferencia se transformou num instrumento de debate popular e principalmente de participação da sociedade Envolvida e Preocupada com os rumos que a nossa cidade vai tomar para um futuro melhorado.

 “Entendo que não há como desenvolver uma cidade sem o seu devido planejamento, sem a estruturação necessária e sem a participação popular. E essa conferência teve esse objetivo: andar para frente, planejar o nosso crescimento. Não adianta a gente pensar no avançar de Açailândia de forma isolada, temos que pensar a habitação, o saneamento e a mobilidade urbana como se fosse uma política única. Não tenho a menor dúvida que nesta conferência damos um grande passo, até porque precisamos crescer de forma sustentável”, destacou Dr.Wagner Nascimento.
 
O Conselho das Cidades é um importante instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, em processo de construção. Ele é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da PNDU, bem como acompanhar a sua execução.

 A Conferencia Estadual das Cidades será Realizada em São Luís no período de 22 a 24 de agosto/2013.

A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, religião raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.