Pages

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CRAM de Açailândia realiza palestra educativa sobre violência contra as mulheres.



O Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM) visando contribuir para a eliminação dos preconceitos, atitudes e padrões comportamentais na sociedade que perpetuam na violência contra as mulheres realizou na tarde do último dia 28, uma palestra educativa e informativa sobre “VIOLÊNCIA CONTRA MULHER e a LEI MARIA DA PENHA”. Esses importantes temas foram debatidos juntamente com todos os membros das instituições que compõem a rede de serviços, na melhoria da qualidade do atendimento e acolhimento de todas as mulheres açailandenses.

A Abertura oficial da Palestra foi realizada pela Secretária Municipal de Assistência Social Zetinha Sampaio, que fez uma explanação sobre a importância do atendimento de excelência, relatando que no CRAM tem pessoas Capacitadas para efetuar esse atendimento diário para as nossas mulheres, também reforçou a preocupação que a prefeita Gleide Santos teve em instalar dentro do prédio do CRAM, o funcionamento do CODIM (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER), que foi instituído pela Lei Municipal N° 380/2012 e é órgão consultivo, normativo e deliberativo da política de atendimento à mulher, vinculado à secretaria municipal de Assistência Social.

A primeira parte da palestra Educativa foi ministrada pela Assistente Social do CRAM, que abordou os seguintes assuntos: AS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FAMILIAR CONTRA MULHER Art.- 07- Lei Maria da Penha; AS PARCERIAS; OS ATENDIMENTOS E ENCAMINHAMENTOS; A ATUAÇÃO EM REDES; e a QUALIDADE DOS SERVIÇOS.
A Segunda Parte da Palestra ficou por conta da Advogada Silvinha Leão Responsável pelo Departamento de Assistência Judiciária do CRAM que fez uma explanação Geral sobre a LEI MARIA DA PENHA, relatando sobre os Números Alarmantes de violência contra a mulher, homicídios femininos no Brasil, Constituição Federal, as estratégias de políticas criminais Penais e Extra Penais, os tipos de violência e a cultura Machista.


Segundo Silvinha Leão, a realização desta palestra só veio a contribuir ainda mais no esclarecimento das mulheres que passam a ter um conhecimento mais aprofundado sobre os seus direitos.
O Centro de Referência de Atendimento a Mulher é um espaço de acolhimento e atendimento às mulheres, em especial aquelas em situação de violência. Suas principais atividades são: aconselhamento às mulheres em momento de crise; atendimento social e psicológico; aconselhamento e acompanhamento jurídico; além de atividades de prevenção como campanhas, palestras e oficinas sobre direitos das mulheres (Lei 11.340/2006 - Maria da Penha); qualificação profissional através de encaminhamentos e realização de cursos profissionalizantes; articulação da rede de Atendimento; e levantamento de dados locais sobre a situação de violência contra a mulher;
Participaram da Palestra: Raimundinha Pires (Coordenadora do CRAM), a Advogada Silvinha Leão (Responsável pelo Departamento de Assistência Judiciária), o vereador Fânio Mania (PRB), Dr. Pedro Sampaio (Advogado), Pastor Ivo Filho (Coordenador do Programa Bolsa Família e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Professora Ivanize (Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMUCAA), Professora Rosáurea Ferraz (Coordenadora do CREA), Auritânia (Coordenadora do CRAS), e a Drª Sandra Carvalho (Presidente do COMDI).

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.