quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Açailândia no trilho da transformação

Os passos para se reconstruir uma cidade são minuciosos e exige pulso do administrador que se propor a isso, sair da mesmice e colocar uma cidade debaixo do verdadeiro desenvolvimento traz além de esperanças, uma par de gente pessimista que sempre torce para o pior acontecer.

Alheia as intrigas provocadas pela oposição sem causa, a prefeita Gleide Santos tem se mostrada aguerrida e sem fronteiras quanto a buscar melhorias para o município, mesmo pegando uma prefeitura sem qualquer vestígio de documentos e relatórios das ações promovidas pelo governo passado, a atual gestão tem rompido as barreiras e estrategicamente tem conseguido em pontos importantes, alcançar a excelência proposta pela gestora.
Prateleiras onde deveriam estar toda a documentação do município, foto de 1º de janeiro deste ano.
Talvez se as obras iniciais da prefeita fossem grandes pontos de maquiagem como era feito antes, alguns dos incoerentes oposicionistas estariam sem fala ou argumento, mas, como para se chegar a excelência é preciso fazer coisas que só são vistas em locais mais reservados, a prefeita e seus secretários tem trabalhado em detalhes que atingem diretamente a camada menos favorecida principalmente de cuidados e informação.

Novas carteiras e mesas das escolas do Município
O maior exemplo disso está dentro das escolas do município, onde a qualidade de ensino, e especialmente a merenda oferecida mudou literalmente, hoje as crianças contam com uma verdadeira refeição balanceada e acompanhada por nutricionistas presentes, coisa que antes não acontecia, além disso, as carteiras são simplesmente as melhores que um aluno pode ter, mas isso é claro, não pode ser divulgado pela maioria da imprensa, por que afinal, o “mensalinho” que a prefeitura repassava para isso em administrações passadas, foi cortado nessa atual gestão, sobrando assim, mais dinheiro para aumentar a qualidade em outros setores.
Hospital Municipal, a esquerda antes e a direito atualmente depois das reformas e melhorias!
Na saúde, o hospital municipal foi totalmente transformado, antes, aquele fedor e falta de remédios e equipamentos, era protestado e criticado por todos os usuários, agora com limpeza constante, reforma e ampliação do HM, higienização e aumento no numero de médicos e enfermeiras, e principalmente melhoria no atendimento aos usuários, tem elevado o padrão da nossa saúde.

100%? Ainda não chegamos lá, e, provavelmente demorará um pouco para isso, mas não se pode negar que caminhamos a passos largos para alcançar esse objetivo, o nascimento da criança número mil e o salão de beleza para as pacientes, aumentam o padrão de qualidade da saúde no HM, só não ver que precisa de dinheiro para abrir os olhos.

Os postos de saúde estão passando por uma profunda reformulação, a intensão é chegar a prestar um serviço que seja destaque em todo o Brasil, e para isso, a administração não tem medido esforços, as barreiras deixadas nas gestões passadas estão sendo rompidas e a coisa está clareando nesse sentido, a palavra de ordem no momento é humanização na saúde.
Praça da Bíblia toda iluminada e com espaço infantil, "Antes não tinha, agora tem! 
As praças que antes não tinham se quer iluminação, agora são vistas como cartões postais, as reformas estão provocando uma mudança e trazendo de volta as famílias para esses locais que antes eram espaços para a marginalidade e a depredação, parques infantis atraem centenas de crianças também, uma equipe da secretaria de meio ambiente tem se desdobrado para detectar falhas na arborização urbana e tirar as árvores que representam perigo aos moradores, quem anda nas praças hoje sente a diferença, e o fator “meio ambiente” tem sido um diferencial nessa gestão, nada é feito sem a avaliação de técnicos, de uma simples arrumação de canteiro a analise de árvores na cidade, tudo passa por avaliação, o que deixa o serviço ainda mais elevado no padrão de qualidade.

Além do que já está sendo feito, existem inúmeros planejamentos que em breve irão impactar a população, analises de vários setores estão sendo feitos para a criação de um relatório completo sobre Açailândia, de solo a qualidade do ar e prospecção de população para o futuro, tudo está sendo levantado, empresas e industrias nacionais e internacionais tem feito contatos constantemente para trazerem seus investimentos para a cidade que é a mais promissora do estado do Maranhão, mas, todo processo encontra percalços no caminho, e não seria diferente no caso de Açailândia, mas com uma boa equipe e vontade tudo se concretiza independente dos problemas, e isso tem sido uma tônica no governo atual da cidade do ferro.

Toda escada tem suas fases e atualmente estamos na fase do reconhecimento do território e suas potencialidades, estamos saindo das especulações para as certezas de onde estamos e onde queremos chegar, assim tem sido feito na gestão Gleide Santos, por que segundo a prefeita, o mais importante no processo de transformação de uma cidade é saber o que na realidade ela tem e onde ela pode chegar.

Com tudo isso e muito mais coisas que não foi possível citar aqui, é que Açailândia tem vivido dias de esperanças quanto a seu futuro que certamente é de progresso, desenvolvimento e prosperidade em todas as áreas, só não vê quem não tem coragem de ir em busca da informação correta.

Gilberto Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.