quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Audiência Pública marca o “Dia Nacional do Surdo” em Açailândia.


 
Açailândia – Na manhã desta quinta-feira (26) foi realizada na câmara municipal de Açailândia mais uma Audiência Pública para tratar de interesses das pessoas com deficiência do município. A audiência foi convocada pela titular da 3ª promotoria de justiça de Açailândia, Samira Mercês dos Santos, que na ocasião proferiu uma palestra educativa, de forma a incentivar essa camada da sociedade a conhecer e buscar seus direitos junto aos poderes públicos federais, estaduais e municipais.

A organização do evento ficou por conta da AEEA – Associação dos Estudantes Especiais de Açailândia e da Secretaria Municipal de Assistência Social e teve o apoio incondicional da Câmara Municipal.

A Associação dos Estudantes Especiais de Açailândia vem desenvolvendo um trabalho conjunto com a comunidade surda do município, buscando o respeito pelas LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, conforme determina a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.
 
O movimento de reconhecimento da cultura, comunidade e identidade dos Surdos, conseguiu mobilizar alguns responsáveis pela educação para a reformulação da situação vivida por essa camada da sociedade Açailandense. Essa nova proposta recebeu o nome de Bilinguismo, no qual propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país, facilitando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sócio cultural e acadêmico das crianças surdas não depende necessariamente de audição, mas sim do desenvolvimento espontâneo da sua língua.

O Bilinguismo permite que, dada a relação entre adulto e a criança, esta possa construir uma autoimagem positiva como sujeito surdo, sem perder a possibilidade de se integrar numa comunidade de ouvintes. A proposta Bilíngue possibilita ao leitor surdo fazer uso das duas línguas, escolhendo a qual irá utilizar em cada situação linguística.
 
 
A data de hoje (26/09) para a realização de uma Audiência Pública foi escolhida de forma proposital, pois esta é a data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo. Desta audiência sairá inúmeras propostas para o firmamento de compromissos diante do poder público e da própria câmara municipal de Açailândia que esteve representada pelos vereadores Sarney Moreira, Fátima Camelo e professor Pedro – a presidente da câmara Lenilda Costas que esteve pela manhã participando de uma grande caminhada em defesa dos idosos do município também compareceu a Audiência Pública de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.