Pages

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Centro de Controle de Zoonoses realiza Campanha de Vacinação contra Raiva Animal em cães e gatos




CCZ – Centro de Controle de Zoonoses se prepara para o dia D’’ que será dia 28/09, próximo sábado, com o objetivo de vacinar todos os cães e gatos contra a raiva gratuitamente. Segundo Odacy Miranda, diretor do CCZ, a campanha se estenderá por mais 30 dias no interior do município de Açailândia.

Sua preocupação é chamar a atenção dos donos desses animais para não deixarem de vaciná-los, pois a prevenção ainda é o melhor remédio.

Anualmente, são realizados cerca de 15 mil atendimentos na rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos. A meta do CCZ do Município é vacinar cerca de 15.500 animais, entre cães e gatos neste ano.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

O Registro Geral Animal (RGA) é o cartão/ documento que registra a vacinação contra a raiva do animal, com validade de um ano. O CCZ de Açailândia emite o RGA também para quem não vacinou seu animal nas últimas campanhas.


Informações úteis:  
·         A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;

·         Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;

·         Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;

·         Nunca provoque um animal;

·         Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;

·         Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias;


Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:


Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;

Identifique o animal agressor e seu proprietário;

Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;

Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses.

Relação dos postos de vacinação contra a Raiva Animal:
-Esc. Mun. Jurgleide Sampaio (Getat); Praça do Pioneiro (centro); Esc. Mun. Simone Macieira (laranjeiras); Esc. Mun. João Batista (Vila Tancredo).

- Esc. Mun. Rafael de Almeida (Jardim de Alah); CAIC (jardim glória); Esc. Mun. Alrenívea Gonçalves (jardim gloria II); Esc. Crislayne Gonçalves (João Paulo II).

- Esc. Fernando Rodrigues; Esc. Mun. Aulídia Gonçalves (vila ildemar); Praça do Patizal (Vila Ildemar); Esc. Dario de Brito (vila Ildemar).

- Praça da Bíblia; Esc. Mun. Kiola Sarney (vila maranhão); Esc. Mun. Gastão Vieira (Sunil); Esc. Monteiro Lobato (jacu).

- Esc. Mun. Pequeno Príncipe (bom jardim); Praça Santo Antônio (vila são francisco); Esc. Telefree Sampaio; Esc. Mun. Jesus de Nazaré (baixão); Esc. Mun. AngeloCapelosa (vila calosa).

- Esc. Eduardo Pereira Leite; Esc. Mun. Darci Ribeiro (Piquiá); Esc. Mun. Antônio O. Campos (Plano da Serra).

Informações: Centro de Controle de Zoonoses 
Endereço: BR 010, Barra Azul, Km1400.
Tel.: 99 9188 1540/ 9154 7711

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.