terça-feira, 22 de outubro de 2013

Caminhada Marca Ação do Outubro Rosa em Açailândia


“Caminhada alertou para importância da prevenção ao câncer de mama e câncer de útero”.

AÇAILÂNDIA : Para marcar a ação do Outubro Rosa, a prefeitura de Açailândia (PREFEITA GLEIDE SANTOS) realizou na tarde desta sexta-feira (18/10), uma grande caminhada para alertar e conscientizar as mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O evento foi Promovido em Parceria com todas as Secretarias do Governo Municipal, Organizado e idealizado pelo CRAM, COMDIM , INSTITUTO AVON ETC..., Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Departamento Municipal de Iluminação Pública , Secretaria de Infra estrutura e Urbanismo, Secretaria Municipal de Cultura entre outros agentes públicos. 
A concentração começou no setor da Praça da Rodoviária (Rua Bonaire) seguindo pelas principais ruas da cidade com encerramento na Praça Pedreiro Livre onde todos puderam apreciar a “ ILUMINAÇÃO ROSA PREPARADA PARA O DIA 18/10” nas proximidades do Hotel Santa Maria ás Margens da Br-222.
De acordo com informações da coordenadora do CRAM Srª Raimundinha, a atribuição principal do CRAM é orientar os profissionais envolvidos, principalmente na atenção à mulher, promovendo palestras e alertando as mulheres sobre a importância da prevenção, com troca de informações, entre outras ações desenvolvidas pelos organizadores da Programação do Outubro Rosa.
A Presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Vereadora Lenilda Costa (PMN), ressaltou que a caminhada e a campanha, têm o objetivo principal de conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença que mata centenas de mulheres por todo Brasil. De acordo com ela, a medida é fundamental para ajudar no tratamento e aumentar as chances de cura do câncer de mama especialmente aqui em AÇAILÂNDIA.
O Médico Dr. Douglas e sua esposa Drª Creriam estiveram presentes, marcando presença na caminhada para dar apoio ao Outubro Rosa. Para Dr. Douglas que é especialista em medicina Ortomolecular a saúde começa pela prevenção e a informação também é muito importante. “Quanto mais cedo descobrir a doença, mais chances a mulher terá de ser curada”, comentou.

O COMDIM através da Presidente Drª Sandra Carvalho também trabalhou na organização do evento e de acordo com informações o apoio ao Outubro Rosa foi realizado por meio de uma mobilização geral realizada em todas as secretarias municipais, chamando principalmente as mulheres servidoras municipais para participarem da caminhada.

A Prefeita Gleide Santos (PMDB), finalizou o evento aproveitando para parabenizar todos os organizadores (a) da caminhada entre elas as promotoras da AVON, dizendo que está na moda cuidar da saúde. Agradeceu a presença do Dr . Douglas que agora está somando forças no sistema público de Saúde. 
Continuou agradecendo novamente a todos (a) e lembrou com atenção de cada integrante da sua equipe de governo que trabalhou na organização do outubro rosa, pediu para as pessoas que continuassem alertando positivamente as suas amigas, vizinhas ou conhecidas para lutarem pela saúde das mulheres, avisando elas sobre a importância de cuidar mais da saúde. 
Pra finalizar seu discuso, respondeu a um pedido feito pela presidente da Câmara de Vereadores Vereadora Lenilda Costa (PMN) para que a prefeita Gleide Santos aumente a demanda dos EXAMES MÉDICOS REALIZADOS EM AÇAILÂNDIA DESTINADOS AS MULHERES. 
Em resposta a prefeita municipal relatou que ela mesma falará pessoalmente com o secretário municipal de saúde ( Dr. Denison) para que seja providenciado sim, todos os exames necessários sejam estes de mamografias ou outros relacionados à saúde da mulher para que possa suprir as demandas do município.

Fonte/Folha de Cuchá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.