quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Representante do Ministério da Cultura visita Açailândia

Além de fiscalizar o andamento de obras, José Gilson Matias Barros aproveitou para discutir vários projetos que viabilizarão recursos para a pasta da cultura
P1070246 -  enviar
Açailândia - A secretária de cultura, professora Eulália Dias do Norte, recebeu na última terça-feira, 22, a visita do chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, José Gilson Matias Barros. Durante a visita, Gilson Barros convocou a secretária Eulália e o coordenador de cultura Yuri de Sousa para uma conversa onde aproveitaram para estreitar relacionamentos e principalmente discutirem sobre projetos de interesse maior para a secretaria municipal de cultura.
 
O representante do Ministério da Cultura veio à Açailândia com a responsabilidade de vistoriar as obras de construção do Centro de Artes, Esportes e Cultura Unificada (CEU’s), que começou a ser edificado ainda na administração anterior e deveria ser entregue à população até o final do ano passado, mas, no entanto, por motivos desconhecidos os serviços foram interrompidos.
 
De acordo com informações do próprio representante do Ministério da Cultura, os trabalhos de construção no Centro Cultural e Esportivo foram reiniciados agora na administração da prefeita Gleide Santos e conforme está exposto na lei federal, exige que o benefício seja concluído e entregue à população dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Cultura, sob pena de bloqueio de recursos.
 
O encontro entre Eulália do Norte e Gilson Barros serviu para estreitar relacionamentos, discutir a diversidade cultural que possui o Estado do Maranhão, identidade cultural de Açailândia e a criação de editais para a captação para o Município na área, além de outros interesses que poderão vir a beneficiar a cultura de Açailândia.
 
P1070235 -  enviar
Gilson Barros ficou muito entusiasmado quando a secretária Eulália do Norte ressaltou durante a conversa que se sente muito à vontade para trabalhar essa matéria devido ao apoio incondicional vindo da prefeita Gleide Santos, e por esse motivo, está se tornando uma garimpeira de cultura. Para tanto, já aproveitou a estadia do representante cultural, agendando com Gilson Barros uma oficina para o próximo mês de novembro.
 
Conforme informações da secretária Eulália do Norte, o objetivo da visita do representante do Ministério da Cultura é fiscalizar o andamento da construção do Centro de Cultura Unificada da Vila Ildemar, bem como discutir os projetos que o governo federal está construindo e que são destinados para a pasta que ela comanda e que estão vindo para Açailândia, que é o caso deste Centro que vai atender nossas crianças e adolescentes. “Estamos também viabilizando uma Oficina de Mobilização Cultural, além de buscar apoio direto do Ministério da Cultura para que possamos executar os nossos projetos no próximo ano. O Gilson Barros está muito solícito e aberto em estender apoio. Estamos muito felizes com a sua visita e Açailândia vai ganhar muito com isso”, disse Eulália.
“A nossa vinda em Açailândia foi muito proveitosa, mesmo sendo o nosso primeiro contato oficial com a Secretaria de Cultura, com a professora Eulália e o coordenador Yuri. Por outro lado, a construção deste centro nos contempla e nos deixa alegres. Segundo os operários, esta obra está prevista para ser concluída no próximo mês de dezembro. Vale lembrar que o mais importante é que conseguimos estreitar laços institucionais entre o Ministério da Cultura e Açailândia. 

Esperamos apenas que este projeto gere frutos para o futuro e o principal motivo da nossa vinda à Açailândia foi o Edital de Ocupação dos CEU’s das Artes para as pessoas jurídicas. Vamos deixar os documentos com a secretária para que ela possa convidar os produtores e as instituições para que possam inscrever os seus projetos. Finalizando, estamos agendando uma próxima visita para discutirmos outros projetos e encaminhamentos culturais para Açailândia. O município já está adequado às exigências do Ministério. A secretaria já fez a adesão, tem um Conselho de Cultura, já tem um fundo, o que nós chamamos de CPF da cultura”, finalizou Gilson enaltecendo o trabalho de Eulália, elogiando suas ações e principalmente a receptividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.