Pages

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Agentes Culturais vão participar do EMPRECULT


No período de 26 a 28 de Novembro, a prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação VALE, vai realizar no auditório do Colégio Imperador, o “EMPRECULT”, curso de capacitação destinado à classe de Agentes Culturais de Açailândia, além dos municípios desta regional, incluindo São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Itinga, São Pedro da Água Branca, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

O EMPRECULT tem como ministrante o expert no assunto, com 25 anos de experiência, André Martinez, pesquisador interdisciplinar independente, conferencista e consultor em tecnologia sociocultural, designer sustentável de políticas e empreendimentos culturais. André Martinez é uma personalidade conhecida a nível nacional e internacional e uma sumidade na área de ministração de palestras de cunho cultural.

O evento tem como finalidade compor grupos de conversações orientadas, acompanhados por dinamizadores externos com vasta experiência e conhecimento em estratégia sociocriativa, administração de projetos, incentivos fiscais, articulação em redes e coletivos, codesigner e pedagogia social. Visa também investigar de forma participativa o que estes agentes podem planejar e realizar de forma colaborativa no âmbito do empreendedorismo cultural do território.

De acordo com a organização do evento, o EMPRECULT objetiva ainda, fortalecer a rede de afinidades e colaborações, fazendo com que os membros dos diferentes grupos efetuem interface entre si ao evoluir no designer de um projeto de coempreededorismo; desenvolver competências para análise, planejamento e gestão de programas e projetos culturais, criativos e sociais de forma mais sustentável, complexa e interdisciplinar; além de estimular uma ampla roda de conversa entre os participantes para trocas e considerações sobre o panorama cultural do território, bem como suas perspectivas e metas de desenvolvimento, realizando reunião preparatória com público alvo visando organizarem com antecedência, projetos, ideias e processo a serem trabalhado nos grupos.

O público alvo do evento são empreendedores, artistas, produtores culturais, gestores empresariais, gestores de organizações sociais, conselheiros de cultura, lideranças comunitárias, gestores de projetos e programas culturais, sociais e criativos públicos e privados. E é voltado também para gestores de processos pró-desenvolvimento comunitário sustentável, profissionais da economia criativa em geral, ativistas da sustentabilidade socioambiental, pesquisadores, estudantes universitários interessados em empreendimentos culturais, criativos inovadores e sustentáveis.

Em Açailândia foram definidas de forma limitadas as instituições que serão convidadas a participarem do EMPRECULT de acordo com a natureza de cada uma delas, conforme relação: Casa do Professor; Grupo Cordão de Teatro; Rede de Mulheres Dandara; Padres Combonianos; IFMA; Regional Estadual de Educação; Academia Açailandense de Letras; VALE; Secretaria Municipal de Cultura; Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH/CB); Cooperativa para Dignidade do Maranhão(CODGMA); SEBRAE; Associação das Quadrilhas Juninas de Açailândia; Centro Empresaria de Açailândia (CEA); SESI/SENAI; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA); Universidade Santo Amaro(UNISA); Associação dos Artesãos; Conselho Municipal de Cultura; COMUCAA; ARCA FM; Associação dos Moradores de Açailândia (AMA), Associação Bom Samaritano; Lar Frei Daniel; Programa Mais Educação; ASCOVI; e Associação Social e Cultural João Paulo II.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.