sexta-feira, 31 de março de 2017

Sebrae forma novos Agentes de Desenvolvimento Local no MA






Participaram da formação, representantes dos municípios de Açailândia, Imperatriz, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Montes Alto, Governador Edson Lobão, Porto Franco e Amarante.


Uma turma de vinte seis representantes de dez municípios da Região Pré-Amazônica do Maranhão, foram capacitados recentemente pelo Sebrae, para atuarem como Agente de Desenvolvimento Local em seus municípios.

O curso ocorreu no auditório da instituição em Açailândia e teve o conteúdo aplicado em quatro módulos intitulados de Agente de Mudanças, Agente de Desenvolvimento, Melhorando o Ambiente para o Desenvolvimento e Agente de Resultados. As temáticas abordadas foram o Fenômeno de Mudança e o Agente, Mobilização para o Desenvolvimento, O Empreendedor, As MPEs e o Desenvolvimento Local, Gestão Pública Municipal, Políticas Públicas e Implementação da Lei Geral.
O secretário de desenvolvimento de Itinga, Bruno Peres, foi um dos participantes do curso e focado em seu município, sintetizou a importância da formação para a qualificação dos agentes locais.

“Todo e qualquer oportunidade de capacitação promovida pelo Sebrae se torna prioridade para o cumprimento de nossa missão no desenvolvimento econômico do nosso território. A partir do curso, já agendamos uma reunião com o prefeito, secretários municipais e representantes de entidades de classe, no sentido de tornar a Lei Geral conhecida por todos os setores do governo, buscando o comprometimento com sua implementação, para assim contribuirmos com o desenvolvimento dos empreendedores de nossa cidade”, afirmou Peres.

A gerente Regional do Sebrae de Açailândia, Rosilene Borges, destacou o comprometimento do Sebrae em unir forças para apoiar os pequenos negócios, dentre outras ações, aquelas que estimulam a implementação de políticas públicas.

“O Sebrae sabe da importância que as prefeituras têm no fomento ao empreendedor local. Diante disso, procuramos definir e construir parcerias para a implementação e continuação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A partir de agora, o papel dos agentes é preponderante para alcançar as metas de crescimento do município”, concluiu Borges.

Participaram da formação, representantes dos municípios de Açailândia, Imperatriz, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Montes Alto, Governador Edson Lobão, Porto Franco, Amarante.


O AGENTE

Com o objetivo de auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e propostas da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Agente de Desenvolvimento tem suas funções determinadas por lei, concernentes a Lei Complementar n° 128/2008.

Sua função é articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias, individuais ou coletivas. Deverão trabalhar sob a supervisão do órgão gestor local ou responsável pelas políticas de desenvolvimento do município, que trate de questões relativas ao planejamento municipal.

Com essas premissas, os agentes são vinculados as prefeituras dos municípios da região, e tem como papel construir a ponte entre a gestão municipal e o setor privado, buscando demandas de ambos os lados e reunindo interesses comuns para o crescimento econômico dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.