quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Encerramento do ‘Outubro Rosa’ aconteceu na Praça da Bíblia


A prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Saúde Integral à Saúde da Mulher em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Educação, intensificou durante todo o mês de outubro, uma série de atividades visando conscientizar e alertar mulheres acima de 40 (quarenta) anos para a importância do diagnóstico precoce na cura do Câncer de Mama.

As ações alusivas à campanha “Outubro Rosa” de prevenção do câncer de mama formam encerradas na tarde de quinta-feira,31, na Praça da Bíblia, com mensagem e palestra desenvolvida por profissionais da saúde, envolvendo boa parte da comunidade açailandense.

Na abertura do encontro, a Secretária de Assistência Social Lennilda Costa, comandou um grande círculo de mulheres para um período de oração pedindo a paz no município e nessa nova administração que se inicia sob o comando do prefeito Aluísio Sousa e Silva, abençoou as pessoas presentes, inclusive homens. Pediu a cura e o livramento do câncer de mama nas mulheres.

“O mês de outubro foi voltado especialmente para as ações de prevenção ao câncer de mama no “Outubro Rosa”. Realizamos palestras, serviços e atividades da Saúde e da Semas, incentivando as mulheres a terem mais cuidado com a saúde, se prevenindo realizando os exames básicos do colo do útero. Hoje, estamos encerrando a campanha e comemorando os objetivos alcançados durante o mês, além de estarmos realizando vários tipos de testes rápidos e aferição da PA. Agradecemos o apoio do prefeito Aluísio e da primeira-dama Valéria Aquino pelo apoio durante o mês e neste evento”, pontuou Lennilda.

Representando o prefeito Aluísio que se encontrava na capital do estado participando de reunião com o governador Flávio Dino sobre as necessidades do município e reivindicando os serviços oriundos do Estado para Açailândia, inclusive saúde e infraestrutura, a primeira-dama Valéria Aquino, parabenizou à secretaria de saúde pela promoção do evento, o público por se engajar nas discussões e chamou a atenção para o fato de que o câncer de mama também pode ocorrer nos homens, pedindo a estes que também se envolvam de maneira mais efetiva nas campanhas. Hoje, estamos fechando o mês com “chave de ouro” todas as ações da saúde, educação e Assistência Social, alusivas ao câncer de mama. O prefeito Aluísio está muito preocupado com as necessidades da população em todas as áreas e está correndo atrás de parcerias para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Açailândia” finalizou Valéria Aquino.

Para a coordenadora da Atenção Básica da Saúde Familiar, Rosália Sousa Franco, que representou o Secretário de Saúde Linderval de Moura, disse que o evento veio para alertar as mulheres para a necessidade de procurar de forma frequente o médico e realizar mamografia, que a campanha serve principalmente para que elas mesmas façam o autoexame a partir do toque nas mamas. Neste encerramento, estamos realizando vacinação, testes rápidos, orientação nutricional, agendamento odontológico, atendimento de enfermagem na solicitação de mamografia, além de termos uma grande equipe para melhor atender a população feminina”, destacou a coordenadora.


ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.