sábado, 19 de janeiro de 2013

Açailândia : Prefeitura Promove Treinamento e Curso Sobre Técnicas de Reanimação Neonatal Para Profissionais da Saúde.

  
Médicas (os), enfermeiras (os), técnicos de enfermagem  do Hospital Municipal de Açailândia participaram na tarde deste sábado 19/01 no auditório do SEBRAE de um curso de aperfeiçoamento de técnicas para reanimação neonatal em salas de parto. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visando reforçar a segurança de neonatos dentro das salas de parto nos primeiros segundos de vida.

A ação educativa pretende atualizar os profissionais da saúde e auxiliares de reanimação como forma de impedir os danos causados pela asfixia neonatal, "O curso é importante para que os profissionais tenham condições de atender de modo adequado no primeiro momento de vida dos bebês que nascerão no município, evitando a asfixia neonatal, que deixa sequelas e é uma das principais causas de morte", disse a Drª Cíntia instrutora do curso.

"Os primeiros minutos podem determinar toda a vida futura deste indivíduo. Então é extremamente necessário que os profissionais que acompanham a parturiente e a criança estejam a par destes cuidados, verificando sinais importantes como o choro e a respiração", alertou  Dr. Denison Gigante Secretário Municipal de Saúde.

A reanimação ao nascimento é uma das oito intervenções estratégicas para diminuir a mortalidade infantil em nível mundial. Dados divulgados pela SBP mostram que o atendimento ao parto por profissionais de saúde habilitados pode reduzir em 60% até 70% as taxas de mortalidade neonatal. Comentou Drª Soelia Coordenadora do curso.

Através do curso, os profissionais são capacitados e têm a possibilidade de aprimorar o seu trabalho. "Para os profissionais, essa capacitação traz um conhecimento a mais, que não se adquire durante a sua formação e como a medicina muda continuamente, oferece condições para que a assistência seja a mais adequada possível", afirma Drª Cintia.

O Curso realizado em Açailândia contou com 12 participantes teve a duração de oito horas, onde os profissionais passaram por momentos de aprendizagem que inclui teoria e prática com direito a Certificado.












ASSESSORIA

Um comentário:

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.