quarta-feira, 13 de março de 2013

Aula Inaugural do programa “Mãos Dadas” marca início de um novo tempo na capacitação profissional das Mulheres Açailandenses.

Aconteceu na noite desta terça-feira (18), nas salas de aula da Escola Municipal Roseana Sarney, a aula inaugural do projeto “Mãos Dadas” aulas teóricas do processo de Organização Cooperativista que visa proporcionar uma alternativa de independência financeira, na geração de emprego e renda, com a oportunidade de Conquista do Mercado de trabalho e Inclusão Social de mais de trezentas mulheres de Açailândia.

Num clima de expectativa ao novo ciclo educativo que se inicia, as centenas de mulheres moradoras de vários bairros entre eles; Centro, Vila Maranhão,Bairro Laranjeiras, Vila Capeloza, Vila Bom Jardim e Vila Ildemar participaram da Introdução no Curso de Qualificação para as Cooperativas. 

As alunas responderam as perguntas de um questionário do pré-teste (oito 08 perguntas) na disciplina Empreendedorismo ministrada pelo professor; Geraldo Texeira de Azevedo na sala “F”, Já na Sala “E” A Química Thálita Kecia , abordou na aula inicial vários assuntos falando de temas como; Sucesso pessoal, Limpeza Urbana, Saúde e Conscientização no aproveitamento do lixo sem agredir ao meio ambiente e a natureza.

OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO

Com inicio do Curso a Prefeitura de Açailândia Pretende Devolver para estas mulheres participantes do curso de qualificação a Cidadania através da autoestima, valorização pessoal e poder de compra, Educando e Capacitando as mais de trezentas e doze (312 ) futuras cooperadas com aulas na área do empreendedorismo, Cidadania, Cooperativismo, Relações Interpessoais e Noções de Contabilidade também com aulas práticas nas Cooperativas que serão Instaladas nos bairros da vila Ildemar, Capeloza e novo Bacabal.

Durante a Introdução do Curso na Capacitação Teórica os Educadores e as alunas foram orientados pelo Economista Antônio Siqueira (Membro do Grupo Força Tarefa) encarregado de organizar nesse primeiro momento as equipes das oito 08 salas distribuídas em duas escolas públicas sendo (cinco 05 salas de aula com turmas na Escola Roseana Sarney (Centro da cidade) e + mais 03 três Salas de aula com turmas na Escola Aulídia Gonçalves (Vila Ildemar) . Toda preparação Teórica será fornecida através da Equipe Técnica Responsável do Grupo Força Tarefa da Prefeitura Municipal de Açailândia que estará entregando para mulheres participantes do curso um kit educativo que contém (Camiseta, Caderno, Apostilha e Caneta).

INCLUSÃO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DA MULHER

“Segundo algumas participantes do curso como por exemplo a Dona de casa Srª Maria do Carmo Alves de Morais (43anos) moradora do bairro Laranjeiras pretende ficar até o final do treinamento para ampliar mais os seus conhecimentos e melhorar o futuro bem como a sua situação financeira sendo valorizada e reconduzida ao mercado de trabalho.”
“Já para a Srª Francisca das Chagas (42anos) também moradora do Bairro Laranjeiras agradeceu pela oportunidade que a prefeitura esta oferecendo para elas de participar deste projeto dizendo estar ansiosa pelas aulas praticas.”

“Para estas mulheres o curso significa a devolução da cidadania resgatando a autoestima delas e proporcionando uma alternativa de independência financeira na geração de trabalho e Renda. Relatou o economista Antônio Siqueira.”

OBJETIVOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Para as novas alunas e futuras cooperadas serão dadas orientações sobre Redução na Quantidade de Lixo, Consciência Ecológica, Menor Agressão ao Meio Ambiente entre outros Diversos assuntos, além desse contato preparatório com a seriedade e comprometimento dos responsáveis pela instrução, no sentido de oferecer capacitação de qualidade e uma formação integral para essas mulheres criando oportunidades para que elas conquistem o mercado de trabalho e adquiram a qualificação e independência financeira através da educação profissional oferecida pela administração municipal. 

ETAPA PERMANENTE

Após o Período de capacitação do projeto “Mãos Dadas” Muitas destas mulheres serão selecionadas para trabalhar nas três 03 Cooperativas que serão Implantadas na fabricação de Vassouras Ecológicas, Produtos de limpeza e Iogurte no município de Açailândia. 

Todas as atividades de qualificação e também treinamento sobre o funcionamento das Cooperativas serão ministrados pela Equipe técnica do Grupo Força Tarefa ; Sr. Ivan Muniz (Economista), Antônio Siqueira (Economista), Rock (Mestre em Gestão Ambiental), Nilma Holanda (Química), Leila (Arquiteta), Fábio José (Auxiliar Administrativo).

Com o inicio das aulas preparatórias do projeto “Mãos Dadas” a Prefeita Gleide Santos segue entusiasmada na intenção de melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias carentes existentes na cidade, o desejo da prefeita Gleide Santos é de colaborar com a qualificação dessas mulheres guerreiras, Incentivando-as no trabalho cooperativo com foco no empreendedorismo Local.
Por isso idealizou juntamente com sua equipe de governo o projeto “Mãos Dadas” que caminha junto com os anseios da nova administração na construção de uma vida melhor para todos os Açailandenses, promovendo especialmente a dignidade das mulheres através da educação e Inclusão social na geração de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.