quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia 22 de março, o SAAE vai comemorar o Dia Mundial da Água.



No próximo dia 22 de março, o mundo inteiro vai comemorar o Dia Mundial da Água.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Açailândia SAAE, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Açailândia - SEMMA propõe uma programação extensiva para todo o ano, com lançamento para o dia 22 de março, que se comemora o Dia Mundial da Água.

Tal iniciativa pretende alcançar cinco objetivos:

1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;                                                                                          2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

PROGRAMAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Ações preventivas e educativas marcarão o Dia Mundial da Água nas escolas, comércio, indústria e associações.

Escolas 

Nas escolas de Açailândia, o SAAE em parceria com a Secretária de Educação comandará as comemorações com esporte e concurso de poesia e desenho com o tema: “Se eu fosse um pingo d’água, o que eu faria?”  No dia do meio ambiente serão expostos os trabalhos confeccionados, ao longo do mês de março e abril. 

Para Açailândia, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizará a abertura oficial das comemorações no dia 22 de março através da mídia. Durante a programação serão divulgadas as etapas para o ano da água - troféu Guardião da Água, escolha do Mascote do SAAE, jingle e video institucional. Neste dia serão apresentadas ações executadas em 81 dias pelo SAAE.
AERCA - 05 de abril: Campeão das Águas, uma parceria do SAAE com a Secretaria de Esporte e Clube AERCA, lança a primeira edição de disputa entre profissionais do esporte e educação cerca de 30 professores representantes de diferentes escolas para o clube AERCA a partir das 10 horas, para a disputa na piscina.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO 

03 de maio: O dia será de esporte e diversão nas principais ruas da Cidade. Contaremos com “A Corrida ,Caminhada e Ciclismo das Águas" parceria do Comercio e da Indústria em apoiar medidas educativas, deve contar com a população para percorrer os 5 km do trajeto. Serão distribuídas sacolas ecológicas, panfleto com informação do uso consciente da água, sorteio de reservatório de água entre os consumidores do SAAE.

SEMMA 

01 de junho: A Secretaria do Meio Ambiente, também marcará presença na mobilização para a coleta seletiva, enfatizando o resíduo seco e molhado.                                                                                             

UEMA e IFMA 

01 de junho: O evento relativo ao Dia Mundial da Água na Universidade Estadual do Maranhão e Instituto Federal do Maranhão, nesta data, promoverão troca de informações  com palestras e debates como temas:  Tratamento e Controle da Qualidade da Água que bebemos; Como os resíduos Sólidos chegam dentro do copo de água? Será com palestrantes disponibilizados pelo SAAE e SEMMA.  Com certificado pelo SAAE de 4h sobre “I Fórum Guardião das Águas”
CONSUMIDORES SAAE – 22 de março: O SAAE irá promover uma blitz em dois pontos da cidade, tirando dúvidas sobre a água para os ouvintes. Os consumidores do SAAE que participarem da blitz ligando, será realizado sorteio de 05 reservatórios de água.

Premiações

Entrega das premiações pela Diretora do SAAE, na Sedel. 

O ano da Água em Açailândia será um marco para a cultura e educação, o SAAE irá sensibilizar a população do uso desse recurso. O ponto alto será, quando a Prefeita com a Diretora do SAAE, Gleide Santos e Vera, fará a entrega solene da Medalha da Água, e a divulgação do mascote do SAAE.

A programação inclui palestras de conscientização, entrega de fly informativo, mídia com jingle, carro de som orientação sobre sustentabilidade, com o objetivo de informar alunos e profissionais, e mostrar o desafio urbano de levar a água para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.