terça-feira, 19 de março de 2013

Posse dos Conselheiros da Sociedade Civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDIPE

Foi realizado na manhã do dia 15/03/13, a Posse dos Conselheiros da Sociedade Civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDIPE até o ano de 2015, onde foram eleitos no dia último dia 05. O evento foi realizado na Casa dos Conselhos situada na Rua São Raimundo, 275 – Centro, estiveram presentes os Conselheiros eleitos, representantes da sociedade civil e do governo municipal.

Na oportunidade, Ana Helia Soares (ex - presidenta do COMDIPE) apresentou os motivos pelos quais não lançou seu nome novamente para continuar na presidência, onde justificou que por ela ser deficiente física, cadeirante, sentiu muita dificuldade para sair da sede do COMDIPE para fazer os acompanhamentos externos e necessários bem como verificar questões referente a denuncias recebidas e participação em reuniões e eventos, já que o Conselho não disponibilizar da assistência de um carro, dependendo assim, da liberação de um veículo vindo de outro departamento, o que nunca acontecia em tempo hábil. Ana Helia apresentou ainda alguns avanços conquistados e fortalecidos pelo Conselho ao longo de sua gestão bem como:

• Reuniões com Pais e Estudantes, Gestores, Educadores e Secretaria Municipal de Educação, e visitas as Escolas da rede municipal;

• Participação na aquisição do Transporte Coletivo com elevador para PCDs;

• Participação na elaboração da Lei Orçamentária Anual do município;

• Criação de Comissões e Grupos de Trabalhos;

• Realização da II Conferencia Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de 25 a 27/04/12, com participação de 208 pessoas.

• Participação na III Conferencia Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de 01 a 03/09/12, em São Luís – MA.

• Participação na III Conferencia Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de 03 a 06/12/12, em Brasília - DF.

• Participação em eventos intermunicipais ao longo do ano para fortalecer as politicas voltadas a PCD.

• Participação em eventos municipal bem como Formação Continuada .

• Semana Municipal das Pessoas com Deficiência, realizada no final do mês de Agosto, com assistência à saúde, esporte, lazer, mobilização social.

• Fortalecimento da parceria com o SENAI proporcionando cursos específicos para pessoas com deficiência.

• Participação na doação de cadeiras de rodas do Projeto pertencente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

• Parceria com o PNQ – Programa Nacional Qualificação, onde estará chegando para Açailandia mais um curso avançado para pessoas com deficiência.

• Fortalecimento da parceria entre Conselho e Empresa como a VALE, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Comercial e Industrial de Açailândia;

• SENAI, Centro de Defesa da Vida e dos D. Humanos, Igrejas, Imprensa local, INSS, Conselho Tutelar, Conselho Estadual, Conselho Nacional, Prefeitura Municipal e Secretarias.



Ana Helia encerrou sua fala comentando que o COMDIPE é um dos Conselhos mais atuantes do Maranhão por estar sempre desenvolvendo alguma ação voltada a pessoa com deficiência e desejou votos de muito sucesso para a nova Diretoria sendo assim composta:

Presidencia: Renata Marchesini (Sociedade Civil - ADEFIA)

Vice-Presidencia: José Elias (irmão Jorge, Sociedade Civil - AEEA)

Tesoureira: Andreia Ferraz Marinho (Poder Público – Sec. Educação)

Secretária: Marcela Alves (Poder Publico – Sec. de Infraestrutura).

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.