quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prefeitura cumpre repasse de verbas para associações

Em evento realizado na última segunda-feira (05), na sede do Conselho Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente de Açailândia, a prefeitura efetuou o pagamento da 2ª. parcela à associações e entidades filantrópicas que realizam trabalho na área de assistência social com crianças em situação vulnerável e que são vítimas de violência doméstica, bem como abuso sexual.  O pagamento da primeira parcela ocorreu no dia 1º. De março de 2013. Auditório da Secretaria de Educação, ocasião em a prefeita Gleide Santos fez o repasse no montante de R$ 220,000,00 (Duzentos e Vinte Mil Reais)à seis associações de Açailândia.

O repasse foi feito pela presidente do COMUCAA Ivanize Mota Araújo aos representantes legais de cinco associações que são elas: Associação de moradores da Vila São Francisco; Associação de Moradores de Açailândia; Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos(CDVH); Paróquia de São João; Associação de Mulheres de Açailândia e a Associação Rádio Comunitária de Açailândia(ARCA). Cada associação foi beneficiada com um cheque de R$20.000,00 (Vinte Mil Reais),recurso este oriundo do Fundo da Infância e Adolescênciae deve ser revestido nas crianças inclusas nos projetos assistenciais desenvolvidos pelas associações cadastradas no COMUCAA.

De acordo com a presidente do COMUCAA, Ivanize Araújo, toda a verba destinada em particular à cada associação vai ser fiscalizado de forma rigorosa para saber se o dinheiro está realmente sendo investido de forma correta e honestamente em benefício exclusivo da criança e adolescentes “ A ordem da prefeita Gleide Santos, é para que fiscalizemos “centavos por centavos”, uma vez que na prestação de contas da primeira parcela uma entidade apresentou irregularidades na aplicação do dinheiro e foi penalizada com a exclusão do registro da associação no COMUCAA  e principalmente ficando de fora do recurso”, explicou a presidente, afirmando que o terceiro repasse só deverá acontecer depois que as respectivas associações apresentarem a prestação de contas da segunda parcela.

Brígida Rocha, diretora da Rádio Comunitária de Açailândia, (ARCA FM) com sede na Vila Ildemar, foi uma das associações beneficiadas com o repasse e responsável em desenvolver atividades assistenciais em benefício da criança e ao adolescente, bem como moradores carentes do bairro.  “Estamos atendendo trinta crianças do centro da cidade e mais vinte que moram no interior, como: Assentamento João do Vale; Novo Oriente. Estas crianças fazem oficina de comunicação, recebem informações sobre direitos humanos e como temática principal o enfrentamento trabalho de exploração de crianças, trabalho escravo, bem como exploração sexual. Todos este trabalho tem como objetivo inserir estas crianças na programação da rádio e da comunidade. Com o dinheiro da primeira parcela tivemos resultados positivos e bons frutos, para isto fazemos a prestação de contas de forma correta e com muita transparência para que o recurso não seja bloqueado”, finaliza Brígida.

Para acompanhar o trabalho das associações o COMUCAA dispõe de uma equipe que observa de perto o andamento de cada projeto desenvolvido por cada entidade e tem como objetivo principal fiscalizar o destino do recurso e ver se realmente está sendo revestido na causa da criança e do adolescente. É o caso de Cristina Silva que é conselheira tutelar e presidente da Comissão de Registro e Normas do FIA. “Esperamos que cada associação tenha a responsabilidade de investir e zelar por aquelas crianças que se encontram em situação de risco e sejam inseridas nestes projetos. Temos a função de fiscalizar e saber se este dinheiro está sendo revestidos em projetos voltados para as crianças e adolescentes. A associação que agir de forma irregular será punida com a suspensão do recurso pelo período de seis meses à dois anos e por outro lado outra entidade será beneficiada”, explicou Cristina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.