sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Parceria entre vereadores e a Secretaria de Agricultura entrega Kit’s a Colônia de Pescadores de Açailândia.

A entrega dos equipamentos de pesca aconteceu na última segunda-feira (07), às 09h, na sede da Secretaria de Agricultura de Açailândia; uma solicitação em conjunta dos vereadores Bento Camarão e Fânio Mania, numa parceria com a prefeitura Municipal de Açailândia, Secretaria de Agricultura do Estado, com um incentivo do Governo Federal. Na ocasião, foram entregues os seguintes equipamentos: motor com rabeta; coletes salva-vidas; e isopor para comportar 50 kg de peixes.

O benefício foi entregue aos associados na Colônia de Pescadores de Açailândia (COPA), que vivem da pesca e sustentam suas famílias com esta renda.

Participaram da cerimônia de entrega dos kit’s: representando a prefeita Gleide Santos, o chefe de gabinete Pr. Manoel Nascimento; o diretor de comunicação e cerimonialista, Jasiel Alves; o Secretário de Agricultura, Juarez Pessoa; o administrador do Distrito de Novo Bacabal, Joaquim Oliveira; além do ex-prefeito de Imperatriz Salvador Rodrigues, o presidente da Colônia de Pescadores Antonio Gino Vieira e os vereadores responsáveis pelo evento, Bento Camarão e Fânio Mania e os 15 pescadores beneficiados.

A Colônia de Pescadores foi fundada há cinco meses e neste pouco espaço de tempo já vem alcançando resultados positivos, onde já conta com cerca de 80 pescadores associados. A Colônia tem como presidente Antonio Gino Oliveira, que foi um grande batalhador para criar a associação com a finalidade de assistir aos pescadores de Açailândia que vivem da piscicultura, além daqueles que pretendem investir no projeto.

De acordo com o Antonio Gino, nesta primeira etapa apenas 15 pescadores foram beneficiados com a entrega dos kit’s, e que uma segunda etapa ainda vai ser programada para um futuro bem próximo. “Estou muito satisfeito! Este é um projeto que fomos buscar com o apoio do vereador Fânio Mania e Bento Camarão. Tivemos também a colaboração da prefeita Gleide Santos, que foi fundamental para este projeto. Em apenas cinco meses de fundação já conquistamos muitas coisas. Hoje recebemos estas máquinas e já conseguimos também o mercado do peixe, bem como uma tonelada e meia de ração. Queremos mostrar para a comunidade a seriedade e a transparência na realização dos trabalhos da Colônia de Pescadores de Açailândia”, ressaltou Gino.

O vereador Bento Camarão ressaltou que os equipamentos foram adquiridos, graças ao empenho do presidente Antonio Gino, que foi diretamente na Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão, que já possui esse o incentivo do Governo Federal. “O Ministério da Pesca está desenvolvendo um excelente trabalho para esta classe. No próximo mês, deverá está chegando a Açailândia as máquinas escavadeiras para iniciar o projeto de tanques criatórios de peixes. Estamos também adquirindo barcos para os trabalhadores da área pesqueira, bem como casas populares com o apoio da prefeita Gleide Santos. Temos que valorizar esta classe e dar melhor qualidade de vida a todos. Antes, eles realizavam este trabalho nos rios Tocantins, Jacaré, Açailândia e à base do remo. Agora vão fazer um trabalho em barco a motor e com equipamentos salva-vidas”, explicou Camarão.

A classe de pescadores demonstrou grande satisfação com a entrega do benefício, que foi o caso do senhor José Vieira da Silva, pescador desde os 21 anos de idade e até hoje sobrevive da pescaria. “Estou muito satisfeito por participar deste projeto concretizado pelo Bento Camarão. Esta é a primeira vez que vejo uma colônia de pescadores sendo beneficiada com este tipo de equipamento. Temos nossa canoas, mas toda a remo, sem motor. Estou admirado em ver esta parceria dos vereadores e a prefeita, principalmente pela preocupação em beneficiar as pessoas mais pobres. Existem momentos que dá vontade até de chorar por ver tanta pobreza em nosso meio e não aparecia ninguém para interceder por nós. Estou satisfeito com a dona Gleide porque ela nos prometeu e cumpriu de acordo com a nossa necessidade”, desabafou seu José emocionado.

Já o vereador Fânio Mania, que também é parceiro no projeto, disse estar realizado com a aquisição dos equipamentos. Disse a todos que este é apenas o primeiro passo de muitos que ainda virão. “Com este projeto queremos beneficiar todos os pescadores que há muito tempo trabalharam na pesca e não dispunham de recursos. A partir de agora temos muito que crescer e trabalhar para o crescimento e valorização da classe pesqueira. Quero agradecer ao apoio da prefeita Gleide Santos. Aqui estão presentes, a Câmara de Vereadores em sintonia com o executivo, todos preocupados com as causas dos menos favorecidos. Quero parabenizar o esforço do vereador Bento Camarão, na luta em querer ajudar e desenvolver a Colônia de Pescadores de Açailândia. Temos que apoiar tamanho projeto. Ele só não vai beneficiar a todos com melhor qualidade de vida, dignidade e geração de emprego e renda, como também incentivar futuros criadores de peixes”, finalizou Fânio Mania.     

FONTE: ASCOM -  PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.