segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Padronização: Novos modelos de Barracas serão fornecidas pela Prefeitura aos feirantes de Açailândia


Modelo da Barraca

Açailândia - Uma Equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo composta pelos representantes (Carlos Dias, Gidel, Claudio Fagundes) estiveram apresentando no último domingo 24/11, para todos os feirantes do Setor do Mercado Municipal os novos modelos de Barracas que serão fornecidas pelo Poder Executivo aos feirantes de Açailândia. Além da padronização das barracas, a prefeitura quer também futuramente oferecer capacitação (um Treinamento) para todos os vendedores (feirantes) numa parceria com o SEBRAE, CEA e Empresas da Cidade.

O principal objetivo do programa de Padronização das Barracas é fomentar os negócios dos feirantes e vendedores ambulantes, promovendo, assim o embelezamento e higienização do setor que é uma das principais vias de entrada da cidade, bem como a geração de mais renda e a criação de novas oportunidades de emprego visando melhorar ainda mais o funcionamento da feira livre.

Com base nos bons resultados alcançados em outras cidades a prefeita Gleide Santos (PMDB), quer em parceria com todos os feirantes através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo colocar em prática este projeto inovador de padronização das Barracas instaladas no setor do Mercado Municipal.

Modelo da barraca
A exemplo do que já acontece em outras cidades do Brasil, que também adotaram o programa de padronização de Barracas. Os ambulantes, feirantes, artesãos e Camelôs de Açailândia terão futuramente a oportunidade de participar de capacitações, com introdução a gestão de negócios e tecnologia com orientações sobre marketing, finanças e planejamento.

Onde os feirantes Açailandenses aprenderão sobre boas práticas no comércio, que abrange manipulação e conservação de alimentos e cuidados com a higiene pessoal e das barracas e carrinhos.

Nesta semana, a equipe responsável pela implantação do programa de padronização deve se reunir com o Secretário Municipal de Indústria e Comércio Sr. Nelson Bragatto, para explicar para os feirantes como vai funcionar o projeto de padronização das barracas.

Na Apresentação aos comerciantes do setor do mercado municipal, muitos dos feirantes locais já demonstraram interesse no programa de padronização das barracas, que deverá ser colocado em prática por meio de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Açailândia, Empresas, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Vigilância Sanitária e o SEBRAE.

O Secretário de Indústria e Comercio Sr. Nelson Bragatto, reforçou a importância da inscrição do trabalhador autônomo (feirante) como Micro Empreendedor Individual (MEI), saindo, assim, da informalidade, o que lhe garante vários direitos, como aposentadoria e licença saúde. O secretário também adiantou que a viabilização do projeto de padronização das Barracas depende de estudos por parte da Administração Municipal na tentativa de se encontrar meios para custear as mudanças previstas.

Texto/Josinaldo Smille
Fotos/Gilberto Freire
Asscom-PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.